Home > Notícias

Fujitsu é a terceira fabricante a anunciar HD para laptops com 500 GB

Depois de Hitachi e Samsung, empresa fabricará drive com três discos que oferece grande capacidade de armazenamento.

Por IDG News Service/Japão

25/02/2008 às 14h44

Foto:

A capacidade de armazenamento dos notebooks está aumentando rapidamente. A Fujitsu é a terceira empresa a anunciar que fabricará um drive de disco rígido de 500GB, segundo anúncio feito nesta segunda-feira (25/02).

Para oferecer isso, ela combinará três faces de disco – discos com cobertura magnética onde as informações são armazenadas -, cada uma com capacidade de 170GB.

A Hitachi, primeira empresa a anunciar a fabricação de um drive de 500GB e a Samsung Eletronics, a segunda, também usam o design de três faces.

A terceira face deixa o drive mais fino – ele mede 12.5 milímetros – do que a maioria dos outros drives para notebooks, que usam apenas duas faces e medem 9.5 milímetros. 

Por causa do seu design, o drive da Fijutsu não se encaixa na maioria dos notebooks, portanto não será possível aumentar a capacidade de armazenamento de qualquer tipo de laptop. O drive da Hitachi também mede 12.5 milímetros, e a Samsung afirma que consegue atingir os 9.5 milímetros com seu drive Spinpoint M6.

A Fujitsu começará a vender seu drive de 2.5 polegadas em maio. Ele terá uma interface Serial ATA e poderá transferir informações em até 300 MBs por segundo.

O tempo médio para localizar dados no drive de 4.200 rpm é de 12 milisegundos e 14 milisegundos para gravar dados. A Fujitsu não divulgou quanto ele custará.

A Hitachi disse no início do ano que colocaria seu drive no mercado em fevereiro e a Samsung afirmou que seu drive estará disponível a partir de março. Ambos rodam a 5.400 rpm.

Todos esses drives são destinados ao crescente mercado de gravação de vídeo (DVR). Vários DVRs usam os drives de notebook porque eles são menores e mais leves do que os modelos de 3,5 polegadas feitos para desktops e servidores. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail