Home > Notícias

Fujitsu exibe urso de pelúcia robô

O robô, ainda sem data de lançamento, estimularia a aprendizagem de crianças e idosos

IDG News Service

13/05/2010 às 9h27

Foto:

A Fujitsu desenvolveu um urso de pelúcia robô, projetado para motivar crianças e estimular os idosos.

O urso está em exibição esta semana no evento da Fujitsu, em Tóquio, e se mostrou um sucesso entre os participantes que assistiram o robô rindo, acenando, se exercitando e dormindo.

urso.jpg

Urso de pelúcia robô durante evento da Fujitsu em Tóquio

“O robô foi projetado para realizar 300 comportamentos diferentes, e executá-los dependendo do estado de emoção e interação do usuário”, disse Ichiro Watanabe, pesquisador sênior da Fujitsu Laboratories, que desenvolveu o projeto.

“Ele reage de acordo com o toque” complementou Watanabe, antes de esfregar a região próxima ao estômago do urso, que então caiu na gargalhada.

As reações são possíveis, porque o urso possui 13 sensores que respondem ao toque humano, incluindo sensores em ambas as mãos, um sensor interno de inclinação, um microfone e uma câmera localizada dentro do nariz do urso. A partir deles, ele coleta informações sobre o ambiente e sobre o estado emocional do usuário, tentando reagir de modo apropriado a ocasião.

Se você sorri, ele sorri de volta. Além disso, doze mecanismos internos permitem ao robô realizar movimentos como acenar, balançar a cabeça ou fechar os olhos

A Fujitsu prevê a utilização dele em casas de repouso para estimular a mente dos idosos, e fazê-los companhia; em creches para promover a aprendizagem, e também como companheiro em casa.

urso-1.jpg

Os testes no “mundo-real” estão sendo feitos e a empresa continua trabalhando no desenvolvimento do produto para um eventual lançamento. 

Os fabricantes dos robôs japoneses veem nos serviços de assistência e casas para idosos como o principal mercado para este tipo de produto.

A sociedade japonesa está envelhecendo rápido e espera-se que os idosos sejam um importante mercado no futuro.

Recentemente, o governo notificou que 23% da população japonesa tem 65 anos ou mais, enquanto  apenas 13%, de todos os 127 milhões de japoneses , tem menos de 14 anos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail