Funcionários do Google estão ouvindo gravações pessoais do Assistente

Incluindo áudios gravados por engano

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/funcionarios-do-google-estao-ouvindo-gravacoes-pessoais-do-assistente/
Clique para copiar

A emissora belga VRT NWS reportou que colaboradores do Google estão ouvindo as gravações de dispositivos como o Google Home. De acordo com a reportagem, colaboradores estão sendo pagos para transcrever áudios coletados pelo assistente virtual do Google.

Isso significa que humanos desconhecidos estão ouvindo informações confidenciais dos usuários, incluindo nomes, endereços e detalhes sobre sua vida pessoal – como pesquisas por pornografia. Os contratados realizam transcrições de determinados áudios para melhorar o serviço de Inteligência Artificial oferecido pela empresa.

Geralmente, esses clipes de áudio começam a ser gravados quando o usuário fala o comando "Ok, Google". No entanto, das cerca de mil amostras de áudio analisados pela emissora, 153 pareciam ter sido gravadas sem que o usuário expressasse claramente a frase que aciona o assistente.

Por que humanos estão ouvindo?

Em sua defesa, as empresas de tecnologia dizem que enviar clipes de áudio para seres humanos transcreverem é um processo essencial para melhorar sua tecnologia de reconhecimento de fala. Além disso, um porta-voz do Google disse à revista Wired que apenas 0,2% de todas as gravações são transcritas por humanos e que esses clipes de áudio nunca são apresentados com informações de identificação sobre o usuário.

Fato é que estamos compartilhando boa parte das nossas vidas com assistentes virtuais, e não temos como controlar exatamente quem ouve aquilo que se passa dentro das nossas casas. Assustador? Com certeza. Porém, infelizmente, a linha entre evoluir e aprimorar esse tipo de tecnologia e a privacidade dos usuários ainda é muito tênue.

Não é nenhuma novidade

Apesar da recente polêmica revelada pelo canal belga, recentemente veio à tona que os funcionários da Amazon também ouvem as gravações da Alexa da mesma forma como acontece no Google.

Falando especificamente sobre a gigante da internet, o Google nunca escondeu de ninguém que salva nossas gravações de voz. Se você nunca se aventurou a ouvir (e apagar) suas gravações pessoais, fica aqui nossa recomendação.

Para isso, basta entrar na sua página de atividades do Google, procurar pela parte de "Atividade de voz e áudio" e clicar em "Gerenciar atividade". Prontinho, você pode saber tudo o que a empresa andou gravando sobre você, e isso inclui gravação da sua voz e outros áudios em sites, apps e dispositivos que usam os serviços de fala do Google.

Fonte: VRT NWS

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site