Home > Notícias

Fundação LiMo prepara versão final do Linux para telefones celulares

Grupo por trás de plataforma baseada em Linux para celulares está próxima de divulgar Release 2 e já anuncia aparelhos para 2009.

IDG News Service / Suécia

09/02/2009 às 14h32

Foto:

A próxima versão da plataforma móvel baseada em Linux LiMo deve ser lançada em breve e algumas operadoras já prometeram aparelhos com o sistema para 2009, anunciou nesta segunda-feira (09/02) a Fundação LiMo.

Todos os componentes que fazem parte do Release 2 do sistema foram entregues no prazo para os membros da aliança, diz o grupo. A nova versão dará melhor suporte à multimídia, serviços baseados em localização geográfica e além de segurança melhorada.

Telefones comerciais, porém, não estarão prontos até o final do ano. A LiMo deve mostrar designs de referência com o Release 2 durante o Mobile World Congress, que começa no dia 16 de fevereiro em Barcelona, na Espanha.

Haverá demonstrações de aplicações web, widgets, interfaces sensíveis a toque, TV móvel e câmeras de alta resolução na feira, além de kits voltados para desenvolvedores, diz a organização, sem especificar detalhes.

Entre as operadoras que deverão lançar aparelhos com o sistema Linux embarcado então NTT DoCoMo, Orange, SK Telecom, Telefónica, Verizon Wireless e Vodafone, afirma o grupo.

O fato da LiMo não estar dominada por uma fabricante e ter uma estratégia própria de serviços, que pode competir em alguns momentos com interesses de operadoras, a torna uma alternativa atraente ao Android (Google), Symbian (Nokia) e o Windows Mobile (Microsoft), explica Geoff Blaber, analista da CCS Insight.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail