Home > Notícias

Fundador da Wikipedia diz que Apple ameaça a liberdade na web

Jimmy Wales, criador da enciclopédia gratuita online, critica o controle que a empresa de Steve Jobs exerce na App Store

Macworld/ Reino Unido

14/01/2011 às 11h04

Foto:

O domínio da Apple na oferta de aplicativos para smartphones (por conta da App Store, que tem cerca de 300 mil softwares) é uma ameaça à liberdade da Internet, segundo Jimmy Wales, fundador da Wikipedia. Seu comentário foi feito durante um evento na Bristol University, na Inglaterra, destinado à comemoração do décimo aniversário da enciclopédia colaborativa online.

Wales manifestou preocupação com a forma com a qual a Apple controla a distribuição de aplicativos para o seu sistema operacional  iOS. Segundo ele, a empresa criou um “sistema fechado”. “Para fazer um software e oferecê-lo gratuitamente, você precisa pedir permissão para a Apple. Esse obstáculo criado é preocupante. Quando você quer dar um software a alguém, não deveria ter que pedir permissão”, explicou.

Em novembro do ano passado dois outros nomes de pesos também dispararam contra a empresa de Steve Jobs  Tim Wu, homem que criou o termo “neutralidade na rede”, criticou o que chama de “sede de controle de Steve Jobs”. Já Tim-Berners Lee, ninguém menos que o criador da web, afirmou que a App Store utiliza usa métodos "restritivos e centralizadores".

A Apple, seja por questões de segurança ou para controlar o conteúdo que exibe em sua loja online, criou um polêmico sistema de aprovação de aplicativos. Entre os programas que já foram rejeitados pela companhia estão o Google Voice, um software da banda Nine Inch Nails e um programa de caricaturas de Mark Fiore (ganhador do Prêmio Pulitzer), decisões que geraram acusações de censura.

E você, acha que o controle da Apple na App Store é uma ameaça à liberdade? Deixe sua opinião.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail