Home > Notícias

Futuro do BlackBerry na Índia será discutido nesta quinta-feira

Analistas dizem que o encontro será uma oportunidade para o governo indiano pressionar as instituições locais de telefonia.

IDG News Service

11/08/2010 às 9h44

Foto:

As autoridades do governo indiano planejam uma reunião na próxima quinta-feira (11/8) com as operadoras de telefonia móvel do país, para discutir o acesso aos dados do BlackBerry, da Research in Motion (RIM). Entretanto, o principal porta-voz do Ministério da Comunicações, Onkar Kedia, ressaltou que não existe nenhuma confirmação oficial se está sendo considerado o fim dos serviços ao smartphone no país.

Analistas dizem que o encontro será uma oportunidade para o governo indiano pressionar as instituições e garantir às agências de segurança locais o direito de interceptar comunicações, incluindo os serviços do dispositivo. Isso seria feito em determinadas circunstâncias que possam infringir a segurança dos demais cidadãos, de acordo com as regras nacionais de licenciamento.

No entanto, o porta-voz da RIM na Índia disse que não tinha conhecimento da reunião e não soube confirmar se os executivos de sua companhia foram convidados a participar.

Anteriormente, em 2008, a Índia exigiu o direito de interceptar comunicações do BlackBerry. Na época, agências de segurança queriam monitorar as conversas feitas a partir da utilização do equipamento. O motivo alegado foi o crescente uso das tecnologias móveis por terroristas.

O BlackBerry também está sob ameça em outros países, incluindo a Arábia Saudita, que ameaçou interromper os serviços do mesmo na semana passada. Os Emirados Árabes Unidos também estudam bloquear as funcionalidades do dispositivo a partir de 11 de outubro, citando as mesmas razões de segurança.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail