Home > Notícias

Galaxy S II e Tab ganham chips mais rápidos e conexão 4G

Inicialmente, novos modelos da Samsung chegarão apenas a países da Europa a partir de 2012; novo chip Snapdragon opera com 1,5GHz

PC World / EUA

29/08/2011 às 13h30

Foto:

A Samsung atualizou o smartphone Galaxy S II e o tablet Galaxy Tab 8.9 com melhorias na velocidade do processador e a adição do recurso  de conexão com redes LTE (Long-Term Evolution) operando em três bandas de frequências diferentes usadas na Europa.

Os novos produtos da fabricante estarão em exibição na feira IFA (Internationale Funkaustellung), em Berlim, que abre oficialmente suas portas na sexta-feira, 2/9. Ambos os aparelhos possuem um novo processador Snapdragon dual-core de 1,5 GHz, e começam a ser vendidos no início do ano que vem, de acordo com um comunicado da Samsung na Suécia. A companhia não informou os preços dessas novas versões dos gadgets.

As redes LTE podem tornar-se o padrão mundial para infraestrutura de conexões 4G, mas políticas de espectro e disponibilidade fazem com que o mercado para a tecnologia torne-se fragmentado regionalmente, aponta a empresa de pesquisas de mercado Informa Telecoms & Media em relatório recente.

 samsung-galaxy-II-300

Galaxy S II: conexão 4G

O Galaxy S II e o Tab 8.9 vão operar em redes LTE de 800 MHz, 1,8 GHz e 2,6GHz, o que os tornará bons para serem usados na Europa. Atualmente, a rede LTE está disponível na Noruega, Suécia, Polônia, Áustria, Finlândia, Alemanha, Dinamarca, Estônia e Lituânia.

A banda de 2,6 GHz, que parece tornar-se a mais popular, também será usada em partes da América Latina, África e Ásia Pacífico, enquanto a 1,8 GHz, que recebeu mais atenção ultimamente, será usada na região da Ásia Pacífico e no Oriente Médio. A frequência mais baixa, 800MHz, é também a menos popular das três. Além da Europa, ela será usada na Ásia Pacífico, de acordo com a consultoria Informa.

Até o momento, os europeus podiam acessar redes LTE usando modems. A disponibilidade de smartphones e tablets com essa tecnologia ajudará no crescimento atual da LTE, e é essencial para o desenvolvimento futuro da tecnologia, afirma o presidente da associação GSA (Global Mobile Suppliers), Alan Hadden.

A Samsung lança o tablet e o telefone agora porque tem recebido demandas de produtos desse tipo das operadoras, afirmou o porta-voz da fabricante sul-coreana, Erik Johannesson.

O Galaxy S II roda sistema Androd 2.3, tem uma tela Super Amoled de 4,5 polegadas e uma câmera de 8 MP, com flash de LED, que pode gravar vídeos de alta definição (HD) em 1080p. Já o Galaxy Tab 8.9 possui uma tela de LCD de 8,9 polegadas, como indica o nome, e câmera de 3 MP com flash LED, que pode gravar vídeos em HD (720p).

Nos locais onde não houver cobertura LTE, os aparelhos poderão usar redes de dados mais lentas como 3G e 2G.

Como as redes 4G ainda não suportam ligações de voz, o smartphone também mudará o tráfego de dados para uma rede 3G enquanto houver uma ligação sendo realizada, desligando o 4G para aumentar a duração da bateria. O curto tempo das baterias tem sido um problema para smartphones LTE nos EUA, como o HTC Thunderbolt.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail