Home > Notícias

Game Epoc, controlado pelo cérebro, começa a ser vendido em 21/12

Produto da Emotiv promete ‘poderes sobrenaturais e controle do mundo pela mente’; tentativas similares fracassaram no passado.

Redação da PC World/EUA

04/12/2009 às 14h53

Foto:

O Epoc, interface de controle cerebral para jogos criado pela Emotiv, foca testes, habilidades próprias e sabe se lá o que mais. Ele deve ser usado na cabeça e usa 14 sensores “para resolução precisa”, possui um giroscópio para movimentação de cursor e câmera, roda com uma bateria recarregável que dura até 12 horas e se comunica com um dispositivo USB sem fio. Tudo isso para permitir que você levante uma pedra e faça caras engraçadas na TV.

O site oficial do produto provoca os leitores a “experimentar a fantasia de ter poderes sobrenaturais e controlar o mundo com a mente!” Parece besteira, francamente, frases como “tenha grandes e impressionantes superpoderes apenas pensando neles” não chega, necessariamente, a despertar interesse.

epoc_1_300.jpg

Em meados da década de 1990, a GameStop lançou uma máquina “controlada pelo cérebro” para algumas lojas específicas. Aparentemente alguém investiu uma grande quantidade de dinheiro na companhia para fazer testes. A ideia era simples: use o cérebro para “pensar” para direita ou esquerda e desvie de obstáculos enquanto desce uma montanha de ski.  Não funcionava.

O Epoc é bastante sofisticado em termos de processamento. Mas, pelos vídeos da Emotiv, a falta de controles precisos e o alto preço (300 dólares), falta de apoio e desconhecimento do público, imaginamos se a empresa não gastou muito do dinheiro para pesquisas com uma ou duas décadas de antecedência.

epoc_300.jpg

O lançamento oficial do Epoc está previsto para o dia 21 de dezembro. Por enquanto, apenas moradores dos Estados Unidos podem comprar o produto pelo site oficial.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail