Home > Notícias

Games: Apple rouba mercado da Nintendo e da Sony

Com o iPhone e o iPod touch, empresa cresce no setor de jogos portáteis nos EUA e supera o PSP; DS 3D é uma das respostas das rivais

Macworld/Reino Unido

24/03/2010 às 9h03

Foto:

Não é apenas na área de celulares que o iPhone incomoda seus concorrentes. No mundo dos jogos portáteis, o smartphone da Apple (em parceria com o iPod touch), tem conquistado mercado, preocupando empresas como Nintendo e Sony.

Segundo a empresa de análise de mercado Flurry, os games para dispositivos móveis saltaram no ano passado de uma participação total de mercado de 20% nos Estados Unidos para 24%. E isso se deve basicamente ao iPhone e ao iPod. Ou seja, tem mais gente trocando seu console de mesa por um equipamento da Apple.

No mercado de equipamentos móveis para games (estimado em 2,5 bilhões de dólares), as plataformas da Apple atingiram 19% de market share em 2009, crescimento de 5%. Ou seja, quase um dólar em cada cinco gastos nessa área foram para bolso da Apple. Já o PlayStation Portable caiu de 20% para 11% no mesmo período. Vale lembrar que ambos estão muito longe da líder, a Nintendo, que tem 70%, mas que também caiu 5% no ano passado.

Além da popularidade de seus aparelhos, a Apple oferece grande facilidade de acesso aos desenvolvedores (DS e PSP exigem um investimento inicial bem maior, com caros kits de desenvolvimento). Isso sem falar nos custos de venda. Os jogos para iPhone são adquiridos via download, enquanto DS e PSP usam mídias tradicionais.

Mesmo com a liderança folgada na área de games móveis, a Nintendo está preocupada com o crescimento da Apple. Tanto que pretende lançar uma versão 3D do console DS (que dispensa o uso de óculos especiais). O dispositivo, temporariamente chamado de 3DS, será lançado no Japão até o fim de março de 2011.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail