Home > Notícias

Games independentes são premiados em festival nos Estados Unidos

Independent Games Festival, sediado em São Francisco, premia inovação e criatividade nos jogos. Vencedor levou 20 mil dólares.

Redação do IDG Now

26/03/2009 às 11h05

Foto:

Assim como existem festivais para premiar filmes e bandas de música independentes, há uma versão criada para premiar os jogos independentes mais divertidos. E essa premiação, chamada de Independent Games Festival (IGF), foi realizada paralelamente à Games Developer Conference, que começou no início da semana e vai até sexta-feira (27/03), em São Francisco (EUA).

“O público e a mídia especializada estão começando a entender que um pequeno time, com uma visão brilhante, pode fazer jogos melhores do que pessoas com altos cargos em corporações e um orçamento de milhões de dólares para gastar”, disse Steve Swink, do Flashbang Studios, em entrevista à BBC. “Os jogos independentes inovam e conseguem grande aprovação da crítica”, afirmou Simon Carless, presidente do IGF

Neste ano, 226 jogos foram inscritos na competição e outros 145 participaram na categoria para estudantes. O grande vencedor foi Blueberry Garden, jogo de exploração ambientado em uma espécie de terra de contos de fadas. O game, que teve todos os cenários desenhados à mão, recebeu prêmio de 20 mil dólares.

Já o título preferido do público foi Cortex Command, que levou oito anos para ser concluído. Seu criador, Dan Tabar, disse que começou a fazer o jogo para aprender a programar. O game mostra um cérebro que controla corpos remotamente em ambientes como um bunker ou uma espaçonave.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail