Home > Notícias

Games: maioria dos usuários brasileiros usa smartphones para jogar

Segundo pesquisa, entre os gamers de plataformas móveis, 71% jogam conectados à Internet e gastam uma média diária de 2 horas 40 minutos.

Da Redação

17/01/2014 às 17h01

Foto:

O celular não tem mais apenas a função de fazer chamadas. Uma pesquisa realizada pela desenvolvedora de games Sioux mostrou que jogos eletrônicos é a terceira ação mais executada no ambiente móvel. Em primeiro lugar está "fazer chamadas", seguido por "acesso às redes sociais".

No entanto, o computador ainda é a plataforma favorita de 85% dos gamers. Já 75% dos entrevistados utilizam também os celulares para jogar, enquanto que 66% não dispensam os consoles e somente 31% utilizam tablets.

Entre os jogadores mobile, 71% jogam conectados à Internet e gastam uma média diária de 2 horas 40 minutos. A residência dos usuários ainda é o local preferido para jogar games no celular e é a opção de 71% dos entrevistados, enquanto que 51% jogam na sala de espera de escritórios ou consultórios, e 43% no trajeto para residência.

Com relação ao perfil dos jogadores, 41% são mulheres com faixa etária de 32 anos. Os homens que declararam jogar pelo celular representam 59% e estão na faixa de 35 anos. 

Entre os games mais jogados por eles no celular estão os de ação, com 23%, e os de tiros aparecem na segunda posição do ranking nacional com 20%. Já para as mulheres, os preferidos são os jogos de estratégia, seguidos pelos de ação e aventura. Mais da metade dos usuários (70%) utilizam o sistema operacional Android, enquanto que 9% usam Windows Phone e 6% utilizam o iOS.

A pesquisa foi realizada em 24 Estados brasileiros no período de dois meses e apontou São Paulo como a líder do ranking nos Estados que mais jogam games por meio do smartphone, com 34%, seguido pelo Rio de Janeiro e por Minas Gerais. Paraná e Porto Alegre estão empatados na 4º posição e Pernambuco destaca-se no 5º lugar do ranking nacional

Para o CEO da Sioux, Guilherme Camargo, esses números indicam o crescimento no mercado de game mobile que superou os consoles. “Cada vez cada mais o smartphone está se tornando uma plataforma de entretenimento mais acessível e a mobilidade é um fator fundamental para essa expansão” afirma o executivo ao sinalizar que existe a tendência de crescimento ainda maior em 2014.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail