Home > Dicas

Games no MacBook Pro: testes com o Boot Camp

Rodamos Crysis e World in Conflict no novo MacBook Pro de 2,8 GHz com placa NVidia 9600M GT no Windows XP e Vista. Veja os resultados.

Matt Peckham/Macworld Austrália

25/11/2008 às 14h20

Foto:

Os MacBooks novos são bons para games? Já falamos sobre o tema com alguns resultados de testes, mas todos rodando no Mac OS X. Agora, o que ocorre quando você coloca um novo MacBook Pro de 2,8 GHz com a placa NVidia 9600M GT rodando Windows XP e Windows Vista com games no Boot Camp? Foi o que fizemos.

Como o Windows no Mac costumava ser um pouco lento para rodar jogos no Boot Camp, resolvemos tirar a limpo essa questão com a nova máquina da Apple.  Pusemos o MacBook Pro em uma disputa com um modelo anterior rodando Boot Camp e games novos, como World in Conflict e Crysis, além dos benchmarks padrão de desempenho de vídeo.

Hardware utilizado
- MacBook Pro, lançado em julho de 2007, 2,4 GHz, 2 GB RAM
- MacBook Pro, lançado em novembro de 2008, 2,8 GHz, 4 GB RAM

Por simplicidade, os testes foram feitos em uma única resolução (1.280 x 800) com anti-aliasing desabilitado e configuração para detalhes em modo “alta” nos dois games. Com certeza veríamos algumas mudanças no desempenho caso alterássemos a resolução – as disparidades de drivers e memória entre as máquinas causaria mudanças. E games de estratégia em tempo real como o World of Conflict usam mais a CPU, enquanto atiradores em primeira pessoa como o Crysis usam mais a GPU.

Os testes foram feitos em XP e Vista, com os drivers padrão do Boot Camp – nada de drivers modificados do LaptopVideo2Go.

3DMark 2006

games-01-grafico

O 3DMark sempre foi controverso por diversos motivos, mas não acreditamos que seus resultados reflitam o desempenho do mundo real. Vale para comparar os números, pelo menos.

CPUMark 2006

games-02-grafico

Nenhuma surpresa aqui. O MacBook Pro mais novo tem um processador Intel  Core 2 Duo de 2,8 GHz, mais que o modelo anterior de 2,4 GHz.

World in Conflict

games-04-grafico

World in Conflict deve ser um dos games de estratégia em tempo real que mais usa recursos gráficos (nem vou contar os depressivos números quando coloquei tudo em “very high”). De qualquer modo, a configuração “high” é boa o suficiente, e o game roda bem (se você não jogar bombas como atira bolas de neve). O MacBook Pro com a placa NVidia 9600 GT roda o World of Conflict cerca de 50% mais rápido que seu antecessor.

Crysis

games-03-grafico

Crysis também mostra um aumento similar de desempenho, embora se analisarmos os números na prática, eles não são tão grandes assim. Crysis foi lançado em novembro de 2007, mas acho que não vou conseguir rodá-lo direito em um MacBook Pro até algum ponto de 2010. Mude as configurações para “medium” e a atualização de quadros por segundo no novo MacBook Pro passa para 20 fps. Meu problema: gosto de esnobar configurações, e rodar Crysis com modo “medium” quando você tem uma idéia do que é ele com “high” e você passa a me entender.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail