Home > Notícias

Gangue “Avalanche” dobra o número de golpes online

Grupo de crackers é responsável por mais de 80 mil casos de ataques de phishing; 40 bancos estão entre suas vítimas.

IDG News Service/EUA

13/05/2010 às 9h56

Foto:

Avalanche. Você provavelmente nunca ouviu falar desse grupo. Mas no “submundo da Internet” ele é popular. Trata-se de uma gangue responsável por nada menos que 2/3 de todos os golpes online disparados na web no segundo trimestre de 2009. É o que mostram dados divulgados pelo Anti-Phishing Working Group (APWG).

Segundo o APWG, o grupo do leste europeu foi responsável por nada menos que 84 mil ataques de phishing scam (tática que ilude a vítima em busca de informações pessoais), em um universo de 127 mil casos registrados.

No alvo do grupo estão 40 bancos, incluindo as maiores instituições financeiras dos Estados Unidos e Inglaterra, além de serviços como os oferecidos por Google e Yahoo.

Para realizar seus ataques, o grupo Avalanche utiliza ferramentas automáticas que permitem disseminar os golpes muito rápido, publicando centenas de sites infectados e enviando milhares de e-mails, que chamam para essas páginas. Uma vez nesses sites, os visitantes têm suas senhas e nomes de usuários capturados e utilizados em crimes via Internet.

Por conta dessa atividade, o número de golpes virtuais mais que dobrou na última metade de 2009, em relação ao primeiro período do ano.

No momento, a estrutura do grupo parece estar fora do ar. Em novembro do ano passado, várias empresas de segurança se uniram para isso. Mas os especialistas acreditam que eles podem mudar sua estratégia e voltar a agir a qualquer momento...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail