Home > Notícias

Gangue criadora de vírus para PC agora ataca Macs, diz Microsoft

Nova praga virtual Mac Defender teria sido criada por criminosos russos especializados em ataques ao Windows

Computerworld/EUA

20/05/2011 às 11h30

Foto:

Pesquisadores de segurança da Microsoft afirmam que  há evidências de que o Mac Defender (também conhecido como MacSecurity ou MacProtector), praga virtual que finge ser um antivírus, e que tem atormentado muitos usuários de computadores da Apple nos últimos dias, foi criado por uma gangue russa especializada em spywares para PC.

Segundo os engenheiros do Microsoft Malware Protection Center (MMPC) Hamish O'Dea e Tareq Saade, o código da ameaça para Mac é muito semelhante ao de outros dois programas nocivos criados para Windows (ameaças que têm origem na Rússia), além de usarem um endereço de Internet semelhante destinado aos que "caem no conto" e topam pagar pelos falsos antivírus.

Uma vez instalado no computador, o Mac Defender exibe mensagens de alerta e sites pornográficos. Para acabar com esse tormento, a vítima é convidada a pagar 80 dólares para receber o que seria a versão completa do programa. Há informações de que o volume de ligações para o suporte técnico da Apple cresceu cinco vezes, por conta de chamados de usuários que tiveram suas máquinas contaminadas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail