Home > Notícias

Gartner: Blu-Ray vencerá disputa contra HD DVD até o final do ano

Mesmo com corte de preços em players de HD DVD, tecnologia da Toshiba perderá a briga para o Blu- ray, da Sony, prevê consultoria

Por IDG News Service/Taiwan

28/01/2008 às 11h51

Foto:

O corte de preços de tocadores no formato HD DVD promovido pela Toshiba, no início do mês, mostra uma "resistência inútil" contra o formato rival, Blu-ray Disc, na briga pelo padrão sucessor do DVD, afirmou a consultoria Gartner, em um relatório nesta segunda-feira (28/01).

Leia mais:

Na avaliação da empresa de pesquisas, o Blu-ray Disc, apoiado pela Sony, ganhará a batalha contra o HD DVD (High Definition Digital Video Disc), no mercado de consumo, no final de 2008.

O corte de preços foi anunciado pela Toshiba, na segunda semana de janeiro, após a notícia de que a Warner Bros. deixaria de oferecer filmes no formato HD DVD, passando a distribuir os títulos apenas em Blu-ray. Entre os sete grandes estúdios de cinema de Holywood, cinco agora apóiam somente o formato Blu-ray Disc, enquanto o HD DVD conta com o suporte da Paramount e da Universal.

"O Gartner acredita que o corte de preços promovido pela Toshiba deve prolongar um pouco a vida do HD DVD, mas a oferta limitada de títulos nesta tecnologia será fatal para o formato", escreveu o analista Hiroyuki Shimizu, no relatório Semiconductor DQ, divulgado nesta segunda-feira (28/01), pela consultoria.

"O Gartner estima que, no final de 2008, o Blu-ray seja o formato vencedor no mercado de consumo, e que a guerra seja encerrada", declarou Shimizu.

No dia 15 de janeiro, a Toshiba anunciou um corte de até 50% nos preços de seus players de HD DVD vendidos nos Estados Unidos. O anúncio feito pela Warner ocorreu pouco antes da feira Consumer Electronic Show 2008, realizada na primeira semana do mês, em Las Vegas (EUA).

A notícia foi um golpe para as empresas que apóiam o formato e lançaram produtos com a tecnologia durante a CES 2008. Entre os gigantes que suportam o formato está a Microsoft, que oferece suporte aos players de HD DVD em seu console XBox 360.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail