Home > Notícias

Gartner indica oito tendências tecnológicas para 2009 e 2010

Bluetooth 3.0, localização e banda larga no celular são algumas das tendências que as corporações estão avaliando, indica consultoria.

Redação do COMPUTERWORLD

26/05/2009 às 11h20

Foto:

O mercado de mobilidade evolui a passos largos e as empresas já estudam quais tecnologias devem incluir em seus planos de negócios. Para Elia San Miguel, analista de pesquisas do Gartner, os clientes frequentemente questionam quais delas podem provocar impactos nos negócios e devem ser incluídas nas estratégias e nas políticas móveis no curto prazo. Para responder a essas questões, a consultoria elaborou uma lista com oito tecnologias a serem observadas ao longo deste ano e em 2010.

1- Bluetooth 3.0

Até 2011, nos mercados mais desenvolvidos, mais de 95% dos dispositivos móveis incluirão Bluetooth, tecnologia de transmissão de dados a distâncias curtas. A especificação da nova tecnologia será lançada ainda neste ano e os primeiros dispositivos devem chegar por volta de 2010.

Segundo o Gartner, a versão 3.0 da ferramenta oferecerá novas possibilidades com relação à conectividade e gerará novas oportunidades de negócios. A grande facilidade com que se comunicará, no entanto, trará desafios de segurança e privacidade.

2- Interfaces móveis de usuário

As interfaces móveis serão utilizadas pelos fabricantes de tecnologia como diferenciais em seus produtos e plataformas. Algumas delas tornarão mais complexos o desenvolvimento e o suporte a aplicações, que terão de ser reescritas para terem compatibilidade com interfaces sensíveis ao toque. Com a evolução das interfaces, a internet móvel tende a ficar cada vez mais acessível para clientes e colaboradores.

3- Tecnologias de localização

O sistema de posicionamento global (GPS) já se consolidou como uma das tecnologias de localização mais importantes, mas não é universal. Aplicações como Google Maps ou Nokia Maps facilitarão o desenvolvimento de soluções voltadas à localização. 

A maturidade das tecnologias de conectividade sem fio capazes de identificar a localização de dispositivos aumentará essa tendência. No entanto, isso também deve acender o alerta para questões de segurança e privacidade.

4- 802.11n

O padrão 802.11n de comunicação Wi-Fi vai permitir taxas de trasferência entre 100 Mbps e 300 Mbps e permanecer presente por muitos anos.

5- Telas

Os fabricantes buscam desenvolver displays baseados em vários aspectos: tamanho, formato, fragilidade e duração da bateria do dispositivo. Algumas aplicações também acabam ficando limitadas de acordo com a tela.

Durante 2009 e 2010, as tendências são telas de pixels ativos, com tecnologias de baixo consumo; telas passivas, com tecnologias de tinta eletrônica e pequenos projetores que podem chegar ao tamanho de um dado. 

6- Internet móvel

Se no seu início a internet móvel era uma tecnologia surpreendente, hoje ela já é considerada uma opção de baixo custo para diversos dispositivos.

A tecnologia ainda possui limitações, mas surge como chave para a oferta de infraestrutura dentro das corporações e para o mercado consumidor.

7- Banda larga no celular

Nas regiões populosas já é possível obter uma boa conectividade com a banda larga das redes de celular. Alguns laptops já possuem módulos embarcados, com desempenho superior a cartões e placas USB.

Com a política agressiva de preços das operadoras de telefonia celular, a demanda deve ser até superior à capacidade das empresas que fornecem o serviço.

8- Near Field Communication

O Near Field Communication (NFC), ou comunicação em área próxima, é uma maneira segura de comunicação entre dispositivos que estejam a poucos centímetros de distância.

É a tecnologia utilizada para pagamentos realizados com dispositivos móveis. Já existem no mercado alguns aparelhos com esses recursos e o crescimento deve ser exponencial nos próximos dois anos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail