Home > Notícias

Gartner: iPad não deve afetar vendas de netbooks

Segundo a consultoria, esse setor cresceu 71% no primeiro trimestre de 2010, e deve continuar forte, mesmo com o tablet

IDG News Service

25/05/2010 às 11h12

Foto:

As vendas de computadores portáteis cresceram 43,3% nos primeiros três meses de 2010 em relação ao mesmo período de 2009, de acordo com o Gartner. Grande parte do crescimento foi devido ao aumento de 71% nas vendas de netbooks, que, para a empresa, não deve ser afetado pela chegada de computadores tablets como o iPad.

No total, 49,4milhões de PCs foram vendidos no primeiro trimestre de 2010. Cerca de 20% deles foram netbooks, que registraram 13% das vendas de PCs no primeiro trimestre de 2009, segundo o principal analista do Gartner, Ranjit Atwal.

O Gartner não inclui vendas de dispositivos tablets nos registros de vendas, já que eles não são um substituto para os notebooks ou netbooks tradicionais. Netbooks ainda têm várias diferenças em relação aos tablets, incluindo preço, segundo Atwal. 

No entanto, com a queda do preço dos tablets, isso mudará. Os aplicativos mais baixados nestes dispositivos dirão muito sobre como eles afetarão as vendas de computadores portáteis no futuro, afirmou o Gartner.

As vendas crescentes de netbooks também ajudou a reduzir o preço médio, que caiu de 868 dólares para 732 dólares. Mas, para o Gartner, conforme as empresas começarem a comprar mais, esse valor deve se estabilizar.

Mesmo assim, o crescimento nas vendas de netbooks foi reduzido em algumas regiões, graças aos cortes agressivos nos preços de notebooks tradicionais e da compreensão dos consumidores quanto à limitação destes dispositivos, segundo o Gartner.

A HP pode continuar vendendo muitos computadores portáteis, mas seus concorrentes cresceram rápido durante o primeiro trimestre. As vendas da empresa aumentaram 23,2%. Já a Acer e a Dell registraram crescimento de 48,4% e 33,1% no mesmo período, respectivamente.

A Asus registrou o maior crescimento com aumento nas vendas de 113%. A companhia, no entanto, acabou em quinto lugar, ofuscada pela Toshiba.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail