Home > Notícias

Gartner: vendas da Apple crescem acima da média do mercado em 2007

Com 1,04 mi de micros no último tri do ano, vendas da Apple crescem 28% em relação a 2006, enquanto mercado sobe 7,2%

Por IDG News Service/EUA

17/01/2008 às 14h50

Foto:

A Apple vendeu 28% mais computadores durante o quarto trimestre de 2007 que no mesmo período em 2006, segundo dados divulgados pelo Gartner nesta quinta-feira (17/01), o que não preveniu, por outro lado, um escorregão no ranking norte-americano de PCs.

Leia mais:

De acordo com a consultoria, a Apple vendeu 1,04 milhão de máquinas nos últimos três meses de 2007, salto de 28% comparado às 808 mil no mesmo trimestre de 2006. O aumento nas vendas, no entanto, não foi suficiente para segurar a Apple no terceiro lugar entre os maiores vendedores de micros dos Estados Unidos, perdendo a posição para a Acer.

O ranking do mais valioso trimestre de vendas nos EUA, compreendido entre outubro e dezembro, é composto por Dell, HP, Acer, Apple e Toshiba, afirmou o Gartner.

A Dell, por exemplo, vendeu cerca de 5,35 milhões de máquinas, atingindo participação de 31,4%, enquanto a HP vendeu 4,4 milhões, representando 26,1% do total. A Apple chegou em quarto com participação de 6,1%.

A consultoria rival IDC, que também divulgou suas estimativas do último trimestre de 2007 nesta quinta, também colocou a empresa de Steve Jobs na quarta posição, com vendas de 1,06 milhão de máquinas e share de 5,7%.

A Apple manteve seu terceiro lugar nos rankings tanto do Gartner como do IDC durante o terceiro trimestre do ano. Este período, que conta de julho a setembro, é tradicionalmente forte de vendas por compreender o pico de compras de voltas às aulas.

Uma razão para a perda da terceira posição foi a compra da Gateway pela Acer, acordo anunciado em agosto e finalizado em outubro. As estimativas das consultorias para o trimestre foram as primeiras a combinar as vendas estimadas da Gateway, uma das cinco empresas que mais vendem micros nos EUA, com as da Acer.

Ambas as estimativas, no entanto, indicam que o crescimento ano a ano da Apple continuou a bater a média de indústria com folga.

Enquanto o Gartner afirmou que as vendas nos EUA cresceram 7,2% no total, os dados da Apple atingiram 28%. Pelo IDC, o aumento da indústria foi de 8,8%, enquanto as vendas da Apple subiram 30,9%.

Em todo o mundo, a HP lidera o ranking de ambas as consultorias, vendendo cerca de 14,41 milhões de máquinas (Gartner) ou 14,7 milhões (IDC) durante os três últimos meses do ano.

As vendas da Apple ficaram escondidas entre os 34,47 milhões de micros dentro da categoria "Outros" do Gartner.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail