Home > Notícias

Gasto com TI nas empresas deve aumentar em 2009, mostra pesquisa

Levantamento feito pelo Now!Digital revela que 76% dos gestores de TI vão manter ou aumentar seus orçamentos no próximo ano.

Redação do Computerworld

27/11/2008 às 12h20

Foto:

Segundo pesquisa realizada pela Now!Digital Business com gestores de TI de grandes, médias e pequenas empresas, 76% dos entrevistados vão manter ou aumentar seus orçamentos em 2009, posição contrária a apontada por alguns institutos de análise de mercado. O estudo incluiu também as intenções de consumo dos usuários domésticos.

A maioria dos profissionais, de acordo com a pesquisa, acredita em um cenário econômico de estabilidade do câmbio e da inflação para o próximo ano. Quase metade dos entrevistados estima crescimento nos investimentos empresariais em 2009 e 60% esperam maiores gastos com atualização tecnológica.

Segurança é prioridade para 73% dos pesquisados. Virtualização (63%), sistemas de gestão - ERP (59%) e Business Intelligence (57%) seguem logo atrás no ranking das tecnologias prioritárias para as empresas em 2009, segundo o estudo.

Em relação a treinamento em TI, 49% dos entrevistados afirmam que vão investir em ITIL, 47% em ERP e 44% em segurança. Cerca de 40% dos executivos têm como estratégia usar a TI para melhorar os processos produtivos de suas empresas. Outros 25% pretendem reduzir os custos operacionais de toda a companhia.

Para 46% dos pesquisados, a qualidade dos serviços prestados pelos fornecedores precisa de melhorias. A otimização de custos é apontada como fator importante de relacionamento por 23% dos entrevistados.

Realizada no mês de novembro pelos publishers do COMPUTERWORLD, CIO, IDG Now!, MacWorld, PC  World e Channel World , a pesquisa inédita teve a participação de 169 profissionais.

Do total de participantes, 38% exercem o papel de CIOs de grandes empresas e 54% são gerentes ou supervisores de TI. Quase 70% dos respondentes trabalham em companhias com mais de 500 funcionários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail