Home > Notícias

Gerenciamento de senha no Safari pode melhorar, diz estudo

Segundo pesquisador, os navegadores Chrome e Safari têm os piores gerenciadores de senha já criados. Opera é o mais satisfatório.

IDG News Service/ EUA

15/12/2008 às 11h05

Foto:

Os browsers Chrome, do Google, e o Safari, da Apple, poderiam melhorar o gerenciamento das senhas dos usuários, afirma um pesquisador.

Segundo o levantamento de Robert Chapin, presidente da Chapin Information Services, “o Safari e o Chrome têm os piores gerenciadores de senhas já criados para grandes navegadores”.

O estudo de Chapin detalhou os tipos de checagem de senhas dos browsers que costumavam se certificar que estavam enviando os dados do usuário a sites legítimos ao invés de páginas maliciosas.

Há dois anos, Chapin informou sobre uma falha no gerenciamento de senhas do Firefox, usado por crackers no MySpace para criar uma página falsa de login e roubar as informações dos usuários.

Por mais que o Firefox tenha melhorado, nenhum browser ainda é perfeito. “Ninguém deve confiar 100% em um gerenciador de senhas”, diz Chapin.

O pesquisador aponta que um problema destes serviços hoje é que eles podem ser facilmente enganados para enviar diferentes senhas a diferentes partes do mesmo site. Além disso, é possível passar as senhas de um domínio para outro sem avisar o usuário, já que o navegador assume que a página que pede uma senha deve ser confiável, mesmo que a envie a outro domínio.

Isso foi feito no caso do ataque usando o MySpace e, enquanto o Firefox já corrigiu o bug, o Chrome e o Safari ainda são vulneráveis a este tipo de ataque.

Segundo Chapin, o browser Opera é um pouco mais seguro nesse aspecto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail