Home > Notícias

Gerencie e acelere seus downloads com o JDownloader

Ferramenta gratuita tem mil e uma utilidades, mas sua instalação exige atenção.

Erez Zukerman, PCWorld EUA

26/01/2012 às 12h04

Foto:

A maioria das pessoas usa um navegador para baixar arquivos, mas ele nem sempre é a melhor ferramenta para este trabalho. Se você quer baixar um vídeo do YouTube, ou um arquivo muito grande cujo download pode demorar horas, um gerenciador de downloads pode ser uma escolha mais sensata. O JDownloader é um destes programas, e tem uma vantagem sobre a concorrência: como é escrito em Java, roda tanto em PCs com Windows, com Linux ou em Macs.

Preciso dividir este review em duas partes: o processo de instalação, que por padrão é pavoroso, e o uso do aplicativo, que é muito bom. Vamos começar pela instalação: no site oficial do projeto é possível baixar um “WebInstaller”, um utilitário compacto que baixa os arquivos necessários para colocar o JDownloader em seu computador.

À primeira vista o instalador parecia algo trivial. Mas felizmente eu parei para ler quando ele perguntou se eu queria uma instalação “rápida” ou “personalizada”. Foi aí que descobri que a instalação rápida modifica a página inicial (homepage) de seu navegador, a página mostrada quando você abre uma nova aba e o mecanismo de busca padrão, apontando-os para um site chamado Facemoods.com.

jdownloader-360px.jpg
JDownloader: truques para acelerar e facilitar os downloads

"Sequestrar" as configurações do navegador, tirando proveito de usuários que não se preocupam em prestar atenção no que estão fazendo, é uma das piores formas de “monetização”. Consegui fazer uma instalação “limpa” desmarcando as opções correspondentes, mas isso ainda não é o ideal. Contatei a AppWork, que desenvolve o aplicativo, e a empresa preparou um instalador limpo, que não modifica as configurações do navegador de qualquer forma, especialmente para os leitores da PCWorld.

Felizmente isto conclui a parte “ruim” da experiência, e depois de instalado o JDownloader é  excepcional. Ele pode monitorar a área de transferência e vasculhar cada URL que você copia para lá em busca de arquivos para baixar. Dê a ele um link do YouTube e ele irá se oferecer para baixar o vídeo em qualquer resolução disponível. E ao baixar um arquivo de sites como o RapidShare ele pode burlar os limites das contas “grátis”, permitindo o download com velocidade máxima e retomando automaticamente downloads interrompidos.

O JDownloader também foi feito pensando em servidores que não permitem pausar as transferências de arquivos. É por isso que quando você “pausa” um download ele não para, e em vez disso prossegue na menor velocidade possível, para que você possa aproveitar sua banda para coisas mais urgentes e retomar a transferência depois. O programa também tem um sistema de extensões integrado, e há extensões para descompactar arquivos automaticamente, agendar downloads para que comecem em um determinado horário e muito mais.

Sem dúvida o JDownloader é um dos melhores gerenciadores de download disponíveis hoje, e tem um preço imbatível. Mas baixe o nosso instalador, e não o do site oficial, para não ter supresas. Se você gostar do programa, considere fazer uma pequena doação aos desenvolvedores. E deixe claro que você não gosta que programas saiam modificando o que não devem!

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail