Home > Dicas

Gerencie grandes atualizações no Mac

Se você tem vários Macs em rede, a melhor alternativa é baixar arquivos individuais de atualização em vez de atualizar máquina por máquina.

Macworld/Austrália

26/08/2008 às 10h06

Foto:

As atualizações de software para Mac estão cada vez maiores. A frase é válida tanto para os updates do sistema operacional como de aplicativos como o Microsoft Office e o pacote Adobe Creative Suite. Existem, entretanto, algumas armadilhas relacionadas diretamente aos grandes pacotes de atualização, então siga nossas dicas para tornar a experiência o mais simples possível.

Dependendo da versão do Mac OS X 10.5 que você tem, atualizar para a versão 10.5.4. por exemplo, pode te oferecer um pacote com simples 88 MB ou 561 MB. Se você acabou de instalar o Microsoft Office 2008 em seu pacote original, vai precisar de três atualizações para chegar à versão mais atual: tudo isso somado também dá quase meio gigabyte.

Esses tamanhos de arquivos podem causar problemas por diversos motivos – e muitos deles não têm nada a ver com seu Mac, mas sim com seu provedor de acesso à internet. Em tempos de downloads em banda larga, muitos provedores limitam a quantidade de dados que você baixa por mês – se tiver mais de um Mac compartilhando a conexão, você pode baixar 1 GB de dados sem perceber.

Fizemos uma medição rápida de todos os updates do OS X (Desde a 10.5.x em diante) e do Office 2008 desde novembro de 2007. Até hoje, foram mais de 2 GB de dados, sem contar outras atualizações de segurança, QuickTime, Java, iTunes e tantas outras.

Isso não significa que você não deva fazer os updates. É aconselhável manter seu Mac sempre o mais atualizado possível, para garantir que tem o sistema livre de bugs e sem problemas de segurança.

Então, existem algumas medidas para minimizar o impacto dos updates, sem que você precise se livrar deles.

Desligue os downloads automáticos dos updates. O Mac OS X vai tentar deixar a experiência de atualização mais fácil ao baixar os updates “importantes” em segundo plano e te avisa quando instalar. Quando isso acontece, a atualização está lá, completa, e a instalação é mais rápida. Mas isso não permite que você escolha quando vai acontecer o download – e isso é um problema quando você tem muitos Macs em rede. Para modificar essa opção, vá às Preferências do Sistema  e escolha Atualização de Software.

atualiza-sw-internaSe você desativar os downloads automáticos, precisa saber onde baixar as atualizações. Apple, Microsoft e Adobe têm sites que oferecem os updates. Isso é bom para você conhecer melhor os fornecedores de software e as diferentes versões disponíveis para download. 

Entretanto, desligar o download automático não significa que o Mac não irá mais checar automaticamente por novos downloads – isso é necessário para que você seja alertado quando saem novas atualizações.

Evite downloads múltiplos. Se você já baixou um update, não precisa baixar para outras máquinas na rede – compartilhe o arquivo via rede ou grave em um pen drive ou CD/DVD para realizar a instalação. Guarde o arquivo caso precise reinstalar posteriormente.

Se você tem um Mac apenas, deixe a opção de Atualização de Software no modo automático - mas preste atenção no seu consumo de banda larga.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail