Home > Dicas

Gerencie melhor a barra de tarefas do Windows 7

Saiba como acelerar a exibição dos thumbnails, controlar a área de notificações e abrir programas sem a ajuda do mouse

Preston Gralla, Computerworld/EUA

13/11/2009 às 19h40

barra_tarefas_w7_150.jpg
Foto:

barra_tarefas_w7_150.jpgUma das mudanças mais significativas na interface do Windows 7 é sua nova barra de tarefas, que lembra muito o dock do Mac OS X.

Mas algumas dicas podem ajudá-lo a lidar melhor com as novas funções desta barra.

Acelere a exibição dos thumbnails na barra de tarefas

Uma das funções mais bacanas na barra de tarefas é a possibilidade de ver os thumbnails das janelas minimizadas apenas passando o cursor do mouse sobre elas. Mas quando você faz isso há um pequeno atraso até que esse thumbnail apareça.

taskbarthumb.jpg

Visualização dos thumbnails na barra de tarefas

Para deixar essa exibição mais ágil, basta fazer uma alteração no Registro.

1 – Abra o Editor do Registro digitando regedit na caixa de busca do menu Iniciar, e pressione Enter.
2 – Abra o seguinte caminho: HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Mouse.
3 – Dê um duplo clique em MouseHoverTime. O valor padrão que verá é 400 milissegundos. Digite um valor menor, como 150. E clique em OK.

Será preciso reiniciar seu computador para efetivar a mudança.

Reorganize os ícones na barra de tarefas
Para realocar os ícones que estão na sua barra de tarefas, basta arrastar o ícone para onde quer deixá-lo. Você também pode adicionar ícones na barra arrastando diretamente de um aplicativo; para apagar um ícone basta selecioná-lo e pressionar delete.

Controle a área de notificação da barra de tarefas
A área de notificação, localizada no canto inferior direito da barra de tarefas, exibe as mensagens e alertas do sistema e mostra os ícones dos programas e serviços que normalmente são executados com o sistema, como os serviços wireless. Mas você pode personalizar estas funções:

1 – Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas, selecione Propriedades e na seção relacionada à Área de Notificação, clique em Personalizar.

2 – Para cada aplicativo, selecione as opções e configurações que serão exibidas (ou nunca serem exibidas). E clique em OK.

notification.jpg

Personalize a área de notificações

Você também pode optar por personalizar os ícones e serviços do sistema, como relógio, volume, redes e energia. Na mesma tela, clique em “Desligar ou Ligar ícones do sistema”.

Veja os thumbnails da barra de tarefas sem usar o mouse

Se você prefere usar o teclado em vez do mouse, saiba que você também poderá ver os thumbnails das janelas na barra de tarefas, sem precisar usar o mouse. Mantenha  a tecla Windows (a que tem o desenho do logo do Windows desenhado) pressionada e pressione a tecla T, para exibir os thumbnails dos ícones na barra. Para pular de um thumbnail para o outro, mantenha a tecla Windows pressionada e aperte a tecla T novamente.

Abra um aplicativo que está na barra de tarefas sem o mouse
Para realizar tal ação, pressione a tecla Windows e o número que corresponde a posição do aplicativo na barra – por exemplo, Windows-1 irá abrir o primeiro aplicativo que estiver à esquerda na barra de tarefas.

Rode múltiplas cópias dos aplicativos
A barra de tarefas do Windows 7 pode ficar confusa as vezes. Ela é usada para iniciar programas e também para alternar entre programas que já estão abertos. Então você inicia um aplicativo clicando em seu ícone, e também alterna para esse aplicativo clicando no mesmo ícone.

Mas e se você quer abrir uma segunda janela do mesmo programa? Se o mesmo já estiver sendo executado e você quiser abrir uma nova janela, segure a tecla Shift e clique em cima do ícone. E uma nova janela do aplicativo irá abrir.

Retome a barra Quick Launch
Iniciar um programa e alternar tarefas são as novas funções da barra de tarefas no Windows 7. Como resultado a antiga barra Quick Launch – a área no canto esquerdo da barra de tarefas, que continha os atalhos para os programas mais usados – foi banida. Mas se quiser tê-la de volta, o processo é simples:

1 – Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas e selecione Barras de Ferramentas > Nova Barra de Ferramentas

2 – Você será perguntado sobre onde a nova barra deve ficar. No campo destinado para digitar a Pasta, copie e cole o seguinte texto:

%userprofile%\AppData\Roaming\Microsoft\Internet Explorer\Quick Launch

Dê Enter e clique Selecionar Pasta. Um link para a barra Quick Launch irá aparecer na barra de tarefas. Ficará posicionada no lado direito da barra, à esquerda da área de notificações. Porém, não é tão útil ter este atalho se os ícones dos aplicativos não aparecem.

Para ajustar isso, clique com o botão direito sobre a barra de tarefas e no menu pop-up, desmarque a opção “Bloquear a Barra de Tarefas”. Então clique com o botão direito no atalho do Quick Launch e remova as marcações próximas das opções Exibir Textos e Exibir Títulos.

Quando finalizar, vá até o atalho do Quick Launch e mova para esquerda até exibir todos os ícones. Para evitar que isso seja modificado, clique novamente com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas e marque a opção Bloquear Barra de Tarefas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail