Home > Dicas

Gerencie seu blog com o iPhone

Conheça dois aplicativos para iPhone que auxiliam na manutenção de seu blog

Macworld/EUA

09/12/2009 às 16h17

Foto:

Você já deve ter ouvido falar sobre aplicativos para iPhone que incrementam o Twitter, certo? O único problema é que os 140 caracteres oferecidos pelo microblog, nem sempre são suficientes para contar o que você está pensando.

Nesse caso, o Twitter pode servir como um link para que você expresse melhor suas ideias em um texto com mais espaço, como em post do seu blog. E não é preciso estar na frente do computador para gerenciar seus textos. O iPhone, por exemplo, traz boas ferramentas para isso.

Macworld comparou dois bons  aplicativos com esse objetivo: o BlogPress, da CLT Studio, e o BlogWriter, da VirtueSoft.com. Saiba o que cada um deles oferece:

1o Round: versões gratuitas

Ambos os aplicativos estão disponíveis também com uma versão gratuita para testes, mas com recursos limitados. Em sua versão enxuta (Lite), o BlogWriter restringe o tamanho do texto e não traz suporte para imagens, porém, a mensagem pode ser publicada em qualquer um dos blogs que você utiliza. O BlogPress Lite só vai publicar seus textos no Blogger, do Google, o que é ótimo se você tiver algum blog lá, mas péssimo para quem não tem.

Já a versão paga do BlogWriter é compatível com blogs hospedados no Blogger, Wordpress, MetaWeblog e MSN LiveSpaces. A opção paga do BlogPress aceita todas essas, somadas ao Drupal, Joomla, LiveJournal, e outras.

icone.jpgBlogPress

Nota: 9.0

Preço: US$ 2,99

icone2.jpgBlogWriter

Nota: 7.0

Preço: US$ 1,99

2o Round: Escrevendo

Os dois aplicativos funcionam normalmente para escrever mensagens, mas o BlogWriter apresentou alguns inconvenientes. Não há a opção para adicionar tags ou categorias nas mensagens. O aplicativo também não oferece a digitação no modo paisagem.

144763-blogwriter_original.jpg

BlogWriter: também traz leitor de RSS

O BlogPress aceita a escrita no modo paisagem e insere tags e categorias sem dificuldade. A interface do BlogWriter é aceitável, mas a do BlogPress pareceu mais intuitiva e amigável.

3o Round: Fotos

A versão paga do BlogWriter libera o upload de fotos, inclusive a escolha de seu tamanho. No entanto, mesmo a versão paga vai exigir uma conta no Picasa para publicar imagens no Blogger.

Em nossos testes, o BlogPress publicou fotos com facilidade e não foi tão exigente na escolha de gerenciador de imagens online específico. Com a versão completa, você pode hospedar imagens no próprio servidor do programa sem nenhuma configuração extra. A última atualização do BlogPress, lançada na semana passada, adiciona suporte para uploads de imagens no Flickr.

144763-blogpress_original.jpg

BlogPress permite postagem em múltiplos blogs

4o Round: Publicação

Depois dos textos estarem editados, publicá-los foi tarefa fácil para ambos os aplicativos. Os dois programas forneceram um link para visualizar o blog no Safari. A coisa complica para postar um conteúdo em contas diferentes. Só o  BlogPress traz esse recurso. O BlogWriter funciona com uma conta de cada vez.

Veredicto

Para blogs hospedados no Blogger, a versão gratuita do BlogPress é tudo o que você precisa. Já para atualizar um blog hospedado nas demais plataformas, porém com textos mais curtos, o BlogWriter Lite  é o indicado. Vale lembrar que o BlogWriter também vem com um leitor de RSS.

Agora, se você pretende usar recursos mais avançados, a versão paga do BlogPress é a grande vendedora. Ela tem uma interface amigável, modo paisagem para digitação, suporta várias plataformas de blogs e é mais flexível para enviar imagens.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail