Home > Dicas

Gerencie seus arquivos do Google Docs no próprio desktop

Utilitário GDocsDrive permite alterar, enviar e baixar documentos do Docs no próprio computador, utilizando até mesmo outros aplicativos como MS Office

Rick Broida, PCWorld/EUA

04/05/2012 às 19h06

Foto:

É indiscutível que o Google Docs é uma grande ferramenta, mas o calcanhar de Aquiles do serviço é que ele funciona apenas na Internet. Por isso que o GDocsDrive impressiona tanto, pois resolve um dos maiores impedimentos do pacote de produtividade da companhia de Mountain View. 

Esse utilitário que custa 20 dólares (há uma versão trial gratuita, válida por 14 dias) encurta o espaço entre a sua conta no Docs e o seu computador, fornecendo efetivamente uma base local para sua biblioteca de documentos. Depois de fazer login (ou seja, permitir que o programa acesse sua conta), você poderá ver tudo o que for criado ou estiver armazenado no Docs. 

O programa cria duplicatas dos arquivos, com opções para exibir apenas os documentos particulares, somente os compartilhados, entre outros. Uma clara vantagem frente ao Docs é que o GDocsDrive pode exibir apenas seus textos, apresentações, planilhas ou desenhos com um só clique, já que não há essa opção de filtro no Docs. 

Você também possui recursos de acesso rápido como Open (que imediatamente abre os documentos selecionados no seu navegador), Download, Upload, Save, Share e Search - em outras palavras, tudo que você pode fazer no navegador também é possível fazer aqui. Porém, como o GDocsDrive possui suporte para o recurso de arrastar e soltar, é incrivelmente fácil adicionar arquivos locais ao Docs ou fazer download de documentos do serviço para a sua máquina. 

gdocsdrive01.jpg
Veja todos os seus documentos do Docs no seu desktop (clique para expandir)

Essa ferramenta também adiciona um elemento de armazenamento em nuvem ao Docs, já que você não fica limitado a apenas documentos - é possível fazer upload de fotos, vídeos, e qualquer outra coisa que estiver em seu disco rígido, e o GDocsDrive cuida de todo o processo de conversão de formato dos arquivos. Outra grande facilidade do aplicativo (apesar de um pouco mais complicada de ser acessada) é que os documentos podem ser editados no pacote de produtividade de sua preferência, como Microsoft Office, Kingsoft Office, entre outros. Ao terminar, todas as alterações são sincronizadas imediatamente com sua conta do Docs. 

Seria ótimo se a companhia (em um mundo ideal) comprasse a empresa e disponibilizasse o recurso para todos gratuitamente, afinal o Docs realmente precisa de um componente local que se conecte com a nuvem - e, por enquanto, essa conexão custa 20 dólares. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail