Home > Notícias

Gmail encontra Kinect. E o “1º de Abril” da Google vira realidade

Controlar o Gmail por gestos, como propôs a Google em 1/4, já é possível com o uso de uma tecnologia criada por pesquisadores nos EUA.

Redação do IDG Now!

04/04/2011 às 10h01

Foto:

A brincadeira de Primeiro de Abril da Google - abandonar teclado e mouse para controlar o Gmail por gestos - ganhou tom de profecia horas depois de ter sido divulgada, quando pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia revelaram uma tecnologia que efetivamente controla o Gmail por gestos corporais.

Apresentado em vídeo pelo pesquisador de pós-doutorado Evan Suma, o SLOOW - sigla para Software Library Optimizing Obligatory Waving - utiliza o sensor Kinect, feito pela Microsoft para o Xbox 360, para automatizar comandos executados rotineiramente no Gmail.

No vídeo, Suma demonstra como os gestos capturados pelo Kinect podem ser transferidos para um notebook e utilizados para abrir um e-mail recebido, abrir uma janela para respondê-lo, inserir algum texto e enviá-lo ao destinatário.

No fim, o vídeo esclarece que a aplicação não passa de outra brincadeira, mas ressalta que a tecnologia - que leva o nome FAAST, de Flexible Action and Articulated Skeleton Toolkit - é real e tem sido usada desde dezembro de 2010 no controle de games. Outros vídeos e uma versão baixável do FAAST podem ser obtidos no site do projeto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail