Home > Notícias

Gmail fica parado por mais de três horas; Google investiga causas

Problema ocorreu na madrugada da última terça-feira. É a sexta paralisação a afetar o serviço em apenas seis meses.

Redação da PC World / EUA

24/02/2009 às 23h09

Foto:

O Gmail ficou fora do ar por mais de três horas na madrugada desta terça-feira (24/02). O Google informou estar investigando a raiz do problema. Esta é a sexta interrupção verificada no serviço de webmail gratuito do Google, em seis meses.

Usuários que tentaram se logar no serviço de webmail entre 2h30 e 5h da manhã (Horário de Brasília) encontravam apenas a mensagem "502 server error". O problema, que afetou em menor escala os brasileiros por conta do horário e do feriado de Carnaval, gerou revolta entre usuários de outros países e logo se espalhou pelo microblogging Twitter e em blogs de tecnologia.

Informações não oficiais indicaram que o serviço ficou fora do ar por quatro horas. De acordo com o Google, a paralisação do serviço durou duas horas e meia.

"Sabemos que para muitos de vocês isto atrapalhou o dia de trabalho. Pedimos desculpas por isso, e fizemos tudo para restabelecer o acesso tão logo pudemos", declarou o gerente de confiabilidade do site do Gmail, Acacio Cruz, no blog oficial do Google. "Obviamente nunca ficamos contentes quando ocorrem interrupções, mas gostaríamos de enfatizar que esta é uma ocorrência pouco comum" acrescentou o executivo.

Nos últimos seis meses, o Gmail sofreu algum tipo de interrupção em cinco diferentes ocasiões, antes desta.

16 de julho de 2008 - um "erro 502" similar paralisou o Gmail, levando a uma "longa interrupção" do serviço, de acordo com usuários afetados.
6 de agosto de 2008 - um problema técnico impediu o acesso de um "número indeterminado" de usuários (gratuitos e clientes do Google Apps) por 15 horas;
11 de agosto de 2008 - um problema no "sistema de contatos" do Google fez com que o Gmail ficasse fora do ar por "algumas horas" para diversos usuários, afetando tanto contas gratuitas como pagas, novamente;
15 de agosto de 2008 - a terceira falha no Gmail em um espaço de duas semanas deixou usuários sem webmail por mais de 24 horas exibindo apenas a mensagem "502 server error" na página do serviço;
16 de outubro de 2008 - usuários ficaram 30 horas sem acesso ao Gmail. O Google não chegou a divulgar a causa da pane.

De acordo com um porta-voz do Google, o Gmail sofre interrupções de 10 a 15 minutos por mês, em média, o que configura 99,9% de pleno funcionamento do serviço. Segundo ele, de acordo com pesquisas independentes, sistemas de e-mail tendem a enfrentar interrupções duas vezes mais longas - em média de 30 a 60 minutos - por mês.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail