Home > Notícias

Gmail integra sugestão de buscas

Recurso Search Autocomplete facilita busca de e-mails com anexos.

Redação do IDG Now!

03/04/2009 às 9h20

Foto:

Encontrar o e-mail certo no meio de milhões de mensagens pode ser tão importante quanto encontrar o site exato em toda a internet. Com essa justificativa, o Google lançou na quinta-feira (02/04) o recurso de completa automaticamente buscas dentro do Gmail.

Para usar o Search Autocomplete é preciso ir às Configurações (Settings) e, dentro da tab "Labs" habilitar o novo recurso. Ao começar a digitar dentro da caixa de busca, os primeiros resultados sugeridos serão os contatos.

Porém, o Gmail também oferece várias operações de busca avançadas, que ajudam o usuário a encontrar determinada mensagem que tenham em mente. É possível fazer a busca em lugares específicos, como chats ou itens enviados, ou buscar por mensagens com anexos de um certo tipo (fotos ou documentos de texto, por exemplo).

Caso o usuário começasse a digitar "photos", por exemplo, o recurso entenderá que você busca uma mensagem que contenha fotos (mostrando a opção "has photos"). Ao clicar, ele apresenta as sugestões de tipos de arquivos mais comuns nos e-mails com fotos que você recebe e apresentará a seguinte mensagem: "filename:(jpg OR jpeg OR png)".

Você pode escolher os arquivos que você queira e a busca retornará bem mais específica. Da mesma forma, ao se digitar a palavra "attachment", o Search Autocomplete listará os tipos de anexos mais comuns da conta de e-mail.

No fim de março, o Google lançou o Gmail Labs em mais 49 idiomas. A partir de então, não é mais necessário migrar para a versão em inglês do webmail para usufruir dos novos recursos como o Search Autocomplete e o Undo Send.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail