Home > Notícias

Gmail muda marcadores para melhorar organização de mensagens

Além de reforma no visual do recurso, será possível arrastar marcador para cima de determinado e-mail e vice-versa.

Redação do IDG Now!

01/07/2009 às 16h54

Foto:

O Google vai introduzir nesta quarta-feira (1/7) mudanças importantes no recurso “marcadores” (Labels, em inglês) do Gmail, seu popular serviço de correio eletrônico na web. O objetivo é permitir que as pessoas organizem melhor suas mensagens, dispensando o uso de pastas - um conceito que a empresa resiste a implementar desde o lançamento do serviço.

“Estamos sempre tentando melhorar a funcionalidade dos marcadores, de modo que seja mais fácil para as pessoas organizarem seus e-mails”, disse Todd Jackson, gerente de produto do Gmail em entrevista.

O Google sempre defendeu a decisão de não usar pastas, dizendo que os marcadores são melhores, pois são mais flexíveis e permitem que os usuários usem um marcador para vários tipos de mensagens ou - ao contrário - vários marcadores para um tipo de e-mail.

Entre as medidas que serão tomadas para incentivar o uso dos marcadores, estão o reposicionamento da caixa “Marcadores” e também a opção de esconder os marcadores menos utilizados pelos usuários. Para ver todos, é só clicar na opção “Mais...”. O recurso mais interessante, porém, é o de arrastar um marcador para uma mensagem e vice-versa. Além disso, o visual dos marcadores foi alterado para ficar parecido com um “post-it”.

Não há um prazo para que as mudanças sejam visíveis por todos os usuários do Gmail, mas o Google afirma que as novidades começarão a ser implementadas ainda nesta quarta-feira (1/7), no decorrer do dia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail