Home > Notícias

Golpe desaparece com 4,1 milhões de dólares em créditos de carbono

Ação pode ter sido o primeira direcionado a empresas que participam de programas de comércio de emissões de carbono.

Jeremy Kirk, do IDG News Service

04/02/2010 às 12h27

Foto:

Uma engenhosa campanha de phishing lançada na semana passada pode ter roubado mais de 4,1 milhões de dólares em licenças de companhias para emissão de carbono.

Ao menos sete companhias alemãs que participam dos programas de comércio de carbono tiveram cerca de 250 mil certificados retirados de suas contas, segundo um representante do governo da Alemanha.

Esses certificados permitem às companhias emitir poluição sob determinados limites e servem de estímulo ao investimento em tecnologias mais limpas. Pela cotação de quinta-feira (4/2), cada certificado vale cerca de 3,4 dólares, o que permite estimar a perda em 4,1 milhões de dólares.

Na última semana, as empresas receberam e-mails dizendo que deveriam se registrar novamente no programa por causa de problemas de seguranças. A mensagem tinha um link para um site ilícito que roubava as informações das companhias.

De posse desses dados, os cibercriminosos conseguiram acessar e transferir a titularidade dos certificados. Estima-se que eles tenham movido para outras contas antes de vendê-los, para dificultar o rastreamento.

O ataque pode ter sido o primeiro voltado aos programas de comércio de emissões de carbono.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail