Home > Notícias

Golpe no Facebook promete iPhone grátis

Mensagem surge no mural do usuário e diz que site está distribuindo o smartphone; ao clicar, todos os contatos na rede receberão o spam.

Redação do IDG Now!

05/10/2010 às 14h25

Foto:

Uma nova campanha de spam está atingindo o Facebook, com mensagens que prometem um iPhone para quem visitar um determinado site.

Segundo a empresa de segurança Sophos, aparece a seguinte mensagem no mural de um usuário: "Alguém quer o meu telefone antigo? Ganhei meu iPhone, tão feliz ... (risos) Se alguém quer um aqui [link]."

Clicar no link abre uma janela de "permitir", que autoriza o aplicativo de spam a acessar o perfil do usuário antes de redirecioná-los para um site que ganha pelo tráfego recebido.

Felizmente, não há nenhum malware envolvido. É apenas uma tentativa antiquada de gerar tráfego para que os golpistas são pagos. No entanto, quem cair no golpe irá gerar spam para todos os seus contatos na rede social.

A campanha de spam parece ter começado na noite de domingo.

"Se você é um dos muitos usuários do Facebook que tem caído neste golpe, o meu conselho é verificar suas configurações de privacidade e de aplicativo e remover referências a esse app antes que cause mais problemas, disse Graham Cluley, da Sophos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail