Home > Notícias

Golpe online anuncia renúncia de Sarney para roubar dados

Falsa notícia do UOL traz link para o "discurso" de saída do presidente do senado; ameaça não é reconhecida por muitos antivírus.

Daniel dos Santos, da Macworld

26/08/2009 às 15h23

Foto:

Pode até ser o desejo de muitos. Mas se você receber um e-mail anunciando a renúncia do presidente do senado, José Sarney, não acredite. Trata-se de mais um golpe online que tenta fazer o internauta clicar em um link adulterado para roubar dados.

sarneygolpe

E-mail finge ser notícia do UOL

A mensagem chega tendo como remetente (falso) noticias@uol.com.br, com o objetivo de iludir o destinatário. No alto, traz “UOL Notícias – Sarney não aguenta a pressão”. Quem acredita na história e clica nos links do e-mail, é enviado para o endereço http://intouchcc.com/ver.php. Ao visitar a página, um arquivo é enviado para o destinatário com o nome ver.com.

Fizemos uma verificação do arquivo com 41 programas de segurança. Apenas 19 deles reconheceram a ameaça, o que significa que muitos antivírus simplesmente não barram o programa nocivo. A praga virtual, conhecida como Trojan-Downloader.Win32. Agent.clky por um dos fabricantes de programas de proteção, monitora a digitação e furta senhas de usuários de Windows, com o objetivo obter informações bancárias.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail