Home > Notícias

Golpe por e-mail usa nome do Facebook para obter senhas de usuários

Mensagem falsa recomenda que usuário abra um arquivo anexo executável para verificar nova senha de acesso. Não caia nessa.

Redação do IDG Now

17/03/2010 às 18h12

Foto:

O Facebook tem sido usado como alvo de uma nova tentativa de golpe por e-mail. A mensagem falsa, com o assunto "Facebook Password Reset Confirmation! Customer Support." ("Confirmação de Troca de Senha do Facebook! Suporte ao Cliente.") tem sido recebida até por internautas não cadastrados na rede social.

O e-mail usa o serviço de suporte da empresa afirmando que um problema de segurança na rede social fez com que o Facebook trocasse a senha do usuário. O suposto alerta pede que o usuário verifique sua nova senha acessando um arquivo anexo executável compactado, que pode instalar um software malicioso na máquina da vítima.

De acordo com uma pesquisa da empresa de segurança Webroot, divulgada em junho de 2009, três em cada dez usuários de redes sociais já experimentaram
alguma forma de ameaça online como infecção por vírus u tentativa de
golpe. O principal motivador é o uso da mesma senha para diferentes serviços online, incluindo internet banking, webmail e redes sociais.

Veja abaixo a íntegra da mensagem falsa:

facebook_golpe

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail