Home > Notícias

Google abre seu “Developer Day” em São Paulo

Evento abordará tecnologias como HTML5, Android e monetização de aplicativos móveis ou na web

Rafael Rigues, PC World

29/10/2010 às 12h21

Foto:

A Google abriu a edição 2010 de seu "Developer Day" - evento com um dia inteiro de palestras voltadas a desenvolvedores web e de aplicativos para o sistema operacional Android - em São Paulo com uma palestra de Mario Queiroz, vice-presidente geral de produtos do Google.

Segundo o executivo, o cenário tecnológico brasileiro é cada vez mais interessante. O país já ultrapassou a marca de 76 milhões de usuários conectados à web, tornando-se o 5° maior em população online em todo o mundo. E a América Latina como um todo apresentou um crescimento de 21% no número de usuários online em um período de um ano, entre maio de 2009 e maio de 2010.

Monetizando o Orkut
Um dos anúncios feitos por Queiroz foi a adição do suporte à monetização de aplicativos no Orkut, feita através da aquisição da Jambool no ano passado.

Com isso os desenvolvedores poderão adicionar bens virtuais aos seus aplicativos, e os usuários poderão pagar por eles via cartão de crédito ou boleto bancário. O serviço está traduzido para o português, conta com suporte 24/7 ao cliente e cobra do deesenvolvedor uma taxa de apenas 10% do valor recebido.

Chrome e HTML 5
Demonstrações de tecnologias como HTML5, fortemente implementadas no navegador Google Chrome, também fizeram parte da abertura do Google Developer Day. Para a Google, é importante que a nova geração de aplicativos web tenha tanta funcionalidade quanto os aplicativos nativos, algo crucial para o sucesso de seu próximo sistema operacional, o Google Chrome OS.

Entre os recursos do HTML5 demonstrados por Eric Bidelman, Developer Advocate da Google, estavam a aceleração via GPU para gráficos 2D e 3D, acesso direto a arquivos e diretórios no disco rígido, reconhecimento de voz (como usado no novo Google Voice Search em smartphones Android), acelerômetro (detecção de movimento do aparelho) e uma biblioteca de física em JavaScript, para movimentação realista de objetos em jogos e animações.

Também foram mencionados alguns dos principais desafios dos aplicativos web, que são a descoberta (como os usuários irão encontrá-los), a re-descoberta (como fazê-los voltar para continuar usando) e a monetização (como os usuários pagarão por eles). Segundo a Google, a loja de aplicativos Chrome Web Store, que deve entrar em operação até o final deste ano, é uma possível resposta. Nenhuma demonstração da loja foi feita, mas Queiroz mencionou que os desenvolvedores já podem se preparar, enviando seus aplicativos através do Chrome Developer Dashboard.

Segundo Queiroz, há 70 milhões de usuários do Google Chrome em todo o mundo, e o Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial

Android
A plataforma Android também foi mencionada. De acordo com Queiroz, já são 1.5 milhão de ativações de aparelhos por semana em todo o mundo, e o número de aplicativos no Android Market saltou de 20 mil em fevereiro deste ano para mais de 100 mil neste mês. O sistema operacional é usado por 96 aparelhos de 22 fabricantes, comercializados em 49 países e 59 operadoras.

Além das novidades como busca por voz e navegação no Google Maps (que transformam um smartphone Android em um GPS automotivo), anunciadas ontem, também foram demonstrados recursos como sugestões de busca no Android Market, o que facilita a descoberta de aplicativos por parte do usuário, e uma nova página para os desenvolvedores, que mostra comentários deixados pelos usuários e relatórios de falha, que podem ser usados para aprimorar seus aplicativos.

Serviço
O Google Developer Day acontece apenas nesta sexta-feira, 29/10 em São Paulo e as vagas já estão esgotadas. Entretanto, a Google Brasil irá disponibilizar as palestras online em seu canal oficial no YouTube, em www.youtube.com/googlebrasil. Mais informações sobre as plataformas e ferramentas de desenvolvimento da Google estão disponíveis no site http://code.google.com

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail