Home > Notícias

Google acelera o navegador Chrome

Navegador traz melhor desempenho, centralização de preferências e plug-in Flash integrado

Juan Carlos Perez

04/05/2010 às 18h11

Foto:

MIAMI (05/04/2010) - A mais recente versão beta do navegador Chrome, da Google, traz ganho de desempenho em seu "motor" JavaScript descrito pela empresa como "severo" e ganha a habilidade de aplicar preferências pré-definidas em múltiplas máquinas, através das contas Google de seus usuários.

Esta versão também implementa vários recursos do HTML5, incluindo APIs para geolocalização, cache de aplicativos e recursos como arrastar-e-soltar, disse a Google (http://chrome.blogspot.com/2010/05/pedal-to-chrome-metal-our-fastest-beta.html) nesta terça-feira.

O Google Chrome 5.0.375.29, disponível em versão beta para Linux, Windows e Macs, tem desempenho de 30 a 35% superior que a versão antiga nos benchmarks V8 e SunSpider, respectivamente, segundo a empresa. O benchmark V8 é o teste de JavaScript da própria Google, enquanto o SunSpider foi desenvolvido pela equipe do WebKit na Apple.

Além disso, a nova versão do Chrome permite que os usuários salvem suas preferências do navegador, como temas e idioma, em suas contas Google e depois as apliquem no Chrome em outras máquinas simplesmente fazendo login no Google. Desta forma, os usuários não terão que configurar manualmente o Chrome em cada máquina. Este recurso é uma extensão da capacidade de sincronizar marcadores com servidores remotos.

Esta versão beta também integra pela primeira vez o plugin Flash Player da Adobe dentro do próprio navegador, que foi lançado em setembro de 2008. A empresa afirma que criou o Google Chrome pois estava insatisfeita com o desempenho de navegadores já existentes, como o Internet Explorer (Microsoft) e Mozilla Firefox (Mozilla), especialmente quanto a aplicativos e serviços na web.

No final de Abril o Chrome era o terceiro navegador em participação no mercado por uso, com 6.7% do total, à frente do Safari da Apple (4.7 %) e atrás do líder de mercado Internet Explorer (59.9%) e do segundo colocado Firefox (24.6 %), de acordo com a Net Applications.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail