Home > Dicas

Google adiciona funções multitouch ao smarphone Nexus One

Falta do recurso era uma das principais fraquezas apontadas por especialistas no aparelho lançado no início de janeiro de 2010.

JR Raphael, da PC World/EUA

03/02/2010 às 9h54

Foto:

O Nexus One, smartphone lançado pelo Google em 5/1, vai oferecer suporte a funcionalidades multitoque graças a uma atualização do sistema operacional Android que a empresa publicou na tarde desta terça-feira (2/2). O update, que chega pela rede da operadora, também traz uma série de melhorias e correções no sistema operacional de código aberto para dispositivos móveis criado pelo gigante de buscas.

O recurso multitouch irá permitir que o usuário do Nexus One faça, por exemplo, zoom na tela utilizando os dedos em forma de pinça, como já ocorre com outros smartphones com tele touchscreen, a exemplo do que foi introduzido pelo iPhone.

Segundo o Google, recursos multitoques irão funcionar no navegador, na galeria de imagens e nas aplicações do Google Maps.

A ausência de tal funcionalidade no smartphone era motivo de crítica e apontada com a principal fraqueza do Nexus One e demais smartphones com Android. O Google ainda não informou quando o recurso multitoque será distribuído a outros celulares equipados com seu sistema operacional.

nexus-one-update
Multitouch: recurso virá por meio de upgrade pela rede

Outras inovações
Além do recurso multitoque, a atualização do Nexus One corrige problemas de conectividade 3G que alguns usuários têm reportado. Ela também trará uma versão pré-instalada do Google Goggles e uma nova versão do Google Maps.

O Google Maps 3.4 vai permitir a sincronização de favoritos entre o smartphone e o PC, fará sugestões a partir do histórico de mapas de navegação e aproveita o novo modo de navegação noturna do Google Maps. Esta funcionalidade automaticamente ajusta a tela do smartphone para melhor visualização durante a noite. Segundo o Google, esta versão do Google Maps estará disponível no Android Market também.

O Google informa que a atualização do software do Nexus One estará disponível aos usuários ao longo dos próximos dias; o usuário receberá uma mensagem informando que o update está pronto para ser instalado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail