Home > Notícias

Google adiciona recurso ‘grupos’ ao Orkut

Nova ferramenta facilita a organização dos contatos e compartilhamento de conteúdo na rede social

Rafael Rigues, Now Digital

24/08/2010 às 13h21

Foto:

A Google anunciou nesta terça-feira, 24/8, mudanças no Orkut que darão aos usuários mais flexibilidade na hora de organizar e compartilhar conteúdo com seus contatos. São os "grupos".

É uma extensão na rede social do conceito de grupo de amigos que já aplicamos no dia-a-dia no mundo real. Agora é possível organizar seus contatos em grupos como "amigos" ou "família", e escolher, na hora de compartilhar uma foto ou deixar um recado, quem poderá vê-los.

Para facilitar a organização o Orkut sugere automaticamente grupos com base nas relações interpessoais entre seus contatos, chegando até mesmo a sugerir nomes, tomando como exemplo uma comunidade em comum a todos os seus participantes.

Vale lembrar que os grupos não são como comunidades e são visíveis apenas a quem os criou. Membros de um grupo não conseguem ver seu título, nem recebem avisos de que membros foram adicionados ou eliminados.

Para acompanhar o novo recurso a página inicial dos usuários sofreu algumas pequenas mudanças. A caixa de mensagens veio para o topo da página, ao lado da foto, e abas permitem selecionar rapidamente para qual grupo uma mensagem será enviada.

Notificações como avisos de aniversários, scraps e pedidos de amizade agora aparem na timeline, junto às mensagens de seus amigos, com uma aba "lembretes" que permite filtrar rapidamente apenas os avisos para que eles não se percam em meio a perfis com muitas mensagens.

O novo recurso de grupos do Orkut estará disponível para boa parte dos usuários a partir do meio-dia desta terça-feira, e a Google espera que todos os usuários já tenham acesso ao novo recurso até o final desta semana.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail