Home > Notícias

Google admite falha no compartilhamento de arquivos no Docs

Buscador reconhece que textos e apresentações de alguns usuários do Google Docs foram compartilhados indevidamente no fim de semana.

do ComputerWorld / EUA

09/03/2009 às 12h15

Foto:

O Google admitiu nesta segunda-feira (09/02) um problema sério no seu serviço Docs que afetou 0,05% dos documentos compartilhados na ferramenta.

A falha, descrita pela equipe responsável pelo serviço, fez com que documentos privados de alguns usuários se tornassem visíveis a outros usuários com quem textos já haviam sido compartilhados.

Segundo o Google, a brecha foi registrada apenas em um grupo limitado de usuários e com contatos com que o usuário já havia compartilhado algum texto ou apresentação - planilhas não foram afetadas.

"Queremos assegurar que estamos tratando dessa questão com a mais alta prioridade", termina o e-mail enviado pelo Google aos usuários afetados pelo problema.

O problema de privacidade levanta preocupações sobre a estabilidade e a segurança de documentos armazenados em servidores de grandes empresas e acessados a partir de um navegador, movimento que se convencionou chamar de "cloud computing".

Ao saber do problema, o Google retirou todos os privilégios de compartilhamento sobre os documentos afetados e enviou mensagens para usuários afetados explicando que seria necessário voltar a compartilhar os arquivos. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail