Home > Notícias

Google afirma pretensão de trazer celulares com Android para o Brasil

Como já havia prometido há um ano, Google Brasil reitera plano de introduzir primeiros celulares com o sistema aberto até o final do ano.

Guilherme Feiltti, editor assistente do IDG Now!

28/05/2009 às 17h24

Foto:

O Google Brasil reiterou seu compromisso firmado há um ano de introduzir os primeiros telefones celulares com sistema operacional Android no mercado brasileiro até o final de 2009.

Em abril de 2008, o diretor de novos negócios e parcerias do Google Brasil, Leonardo Tristão, afirmou ao IDG Now! que o buscador sugeriria que fabricantes segurassem o lançamento dos aparelhos para 2009, esperando por um sistema "mais maduro".

Em evento realizado na sede paulistana do buscador, o diretor geral do Google para América Latina, Alexandre Hohagen, confirmou que, até o final do ano, os primeiros aparelhos com Android deverão estar disponíveis nas prateleiras brasileiras.

O primeiro telefone celular com o sistema, o HTC Dream (também chamado de G1) foi lançado em parceria da operadora T-Mobile com a fabricante HTC nos Estados Unidos e no Reino Unido em outubro de 2008.

Hohagen justifica a demora pela "complexidade de traduzir toda a plataforma" para o português. Além do inglês, o Android já está disponível oficialmente em alemão, holandês e francês, entre outras línguas.

"Queremos trazer (o Android para o Brasil). Estamos focando nossa estrategia  muito mais em fabricantes (de celulares), não operadoras", afirmou Hohagen, se referindo ao possível lançamento do sistema no Brasil.

Em fevereiro, a fabricante chines Huawei anunciou sua entrada no mercado brasileiro de smartphones prometendo trazer, em parceria à operadora TIM, um aparelho ainda não definido com o sistema operacional aberto.

Ainda nesta quinta, o diretor sênior para plataformas móveis do Google, Andy Rubin, revelou durante o evento Google I/O que, até o final do ano, haverá pelo menos 18 novos aparelhos com o sistema no mercado internacional.

Oficializado em novembro de 2007, o Android é um esforço do Google para centralizar o desenvolvimento de aplicativos para celulares de diferentes fabricantes sobre uma mesma plataforma aberta.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail