Home > Notícias

Google agora tem uma patente para patins que usam Realidade Virtual

No documento, a empresa fala de “calçados com realidade aumentada e/ou virtual”. Ideia é que tecnologia seria útil em jogos de VR com imersão

Da Redação

24/11/2018 às 10h35

Foto: Reprodução

O Google está tentando patentear um design para patins de Realidade Virtual (VR, na sigla em inglês). No documento, a empresa fala de “calçados com realidade aumentada e/ou virtual” que parece um par de patins com esteiras, ao invés de rodas.

Para usá-lo, a pessoa colocaria um headset de realidade virtual e uma plataforma superior flexível permitiria mover os pés normalmente, passando pelos movimentos da caminhada. Então, as esteiras negariam o movimento, imperceptivelmente o colocando de volta ao lugar. Enquanto isso, os sensores traduziriam o movimento de caminhar para o ambiente virtual.

Ou seja, distâncias infinitas em VR poderiam ser percorridas mesmo em uma pequena sala. E a superfície flexível, em teoria, daria uma postura natural ao deslizar pelo chão, além de ter degraus omnidirecionais, para que fosse possível voltar ao lugar mesmo após se virar ou desviar de algo.

Porém, de acordo com a Ars Technica, uma pessoa comum poderia ter problemas e cair. Se mal projetados, os sapatos podem não coincidir com a mobilidade dos usuários ou os patins podem ficar fora de sincronização um com o outros. Além disso, esteiras omnidirecionais normais não são tão naturais e algumas incluem tiras para que os usuários não percam o equilíbrio.

Ainda que os sapatos se tornem uma realidade, podem ser frustrantes para aqueles que gostam de jogos como o Fallout 4 em realidade virtual. Não por causa da tecnologia, mas porque esses mundos são projetados para teclados e joysticks, e as pernas se cansam muito mais rápido do que os dedos das mãos.

Entretanto, o pedido de patente é uma garantia de que o Google não deixou a realidade virtual para trás, embora a empresa obviamente patenteie muitas coisas que nunca construirá. Os patins podem ser um bom acessório para jogos de exploração menores, onde as distâncias são mais realistas e em um ritmo mais lento.

 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail