Home > Notícias

Google Analytics passa a rastrear conteúdos desenvolvidos em flash

Agora desenvolvedores Flash vão saber se estão desenvolvendo vídeos com conteúdo certo para atrair novos usuários, diz Google.

ComputerWorld/EUA

18/11/2008 às 15h15

Foto:

O Google anunciou na segunda-feira (18/11) que está colaborando com a Adobe para permitir que usuários do Google Analytics rastreiem conteúdos em Flash.

A ferramenta gaforflash (Google Analytics para Flash) permite que os usuários da ferramenta gratuita Google Analytics superem os desafios atuais que atrapalham o monitoramento de conteúdos em Flash em sites.

Agora, desenvolvedores Flash podem rastrear como as pessoas estão
assistindo os vídeos que eles criaram e medir se estão desenvolvendo o
tipo certo de conteúdo para atrair novos usuários, afirmou Nick Mihailovski, um especialista do Google Analytics, no blog da ferramenta.

O anúncio é o mais recente de uma série que o Google fez nos últimos tempos com o objetivo de tornar a ferramenta de monitoramento mais atrativa para gerentes de TI corporativa.

No mês passado, por exemplo, o Google incluiu uma grande quantidade de novos recursos, incluindo geração de relatórios personalizados, segmentação avançada e integração ao Google AdSense.

Um ano atrás, o Google revelou um recurso de monitoramento para ajudar as companhias a medir com maior precisão como os visitantes estão usando os elementos interativos do site, como Asynchronous JavaScript e XML (AJAX), JavaScript, filmes em Flash, páginas de gadgets e outras ferramentas multimídia.

"No passado, toda implementação de monitoramento em Flash precisava ser personalizada", lembrou Mihailovski. "Além disso, havia uma falta de padrões, e novos desenvolvedores que quisessem monitorar Flash tinham de criar seus próprios processos para fazê-lo funcionar".

Os desenvolvedores do Google foram capazes de simplificar a capacidade da ferramenta em rastrear Flash, Adobe Flex e ActionScript 3 ao traduzir o código de rastreamento do Google Analytics para uma linguagem de programação do ActionScript 3, explicou o Google. A nova ferramenta inclui todos os recuros na versão do Google Analytics baseada em JavaScript, como campanhas, page views e monitoramento de eventos.

O Google está oferecendo bibliotecas tanto para Flash quanto para Flex para tornar mais fácil para programadores avançados ou designers inciantes usarem a ferramenta de monitoramento Google Analytics Flash. Além disso, está oferecendo seu código-base do ActionScript 3 de maneira aberta sob Apache 2 License.

"Se você é um desenvolvedor e quer melhorar a funcionalidade do código, pode contribuir com o código-base. Ou, se você é uma empresa que está executando uma plataforma de conteúdo, pode simplesmente integrar o código de rastreamento do Flash à sua arquitetura", completou Mihailovski.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail