Home > Notícias

Google anuncia Android 2.2

Sistema é 450% mais rápido que seu antecessor

Rafael Rigues

20/05/2010 às 15h30

Foto:

A Google anunciou nesta quinta-feira, durante o evento para desenvolvedores Google I/O em San Francisco, na Califórnia, uma nova versão do sistema operacional Android. De codinome Froyo o Android 2.2 traz uma série de melhorias, tanto de desempenho quanto de usabilidade, e novos recursos para melhor integração com a nuvem.

A apresentação foi feita por Vic Gundotra, vice-presidente de engenharia da Google, e cheia de "alfinetadas" na Apple: várias das demonstrações envolviam comparativos de um smartphone Google Nexus One com o Froyo contra um iPad, com o aparelho da Apple invariavelmente perdendo. Além disso, Vic fez questão de frisar a compatibilidade do novo sistema com o Flash Player 10.1 e Adobe Air, afirmando que "Ser aberto é aceitar trabalhar com os outros. Dizer não é fácil", em clara referência à recusa da Apple em adotar os produtos da Apple no iPhone, iPod Touch e iPad.

 

 

Mais rápido

Um dos principais destaques do Froyo é o desempenho aprimorado graças ao uso da tecnologia JIT de compilação de código na máquina virtual Dalvik, onde todos os aplicativos são executados. Em testes efetuados em um smartphone Nexus One, os ganhos de desempenho chegaram à ordem de 450% em relação ao Android 2.1, no mesmo hardware.

O navegador também ficou mais rápido, graças à integração de código vindo do interpretador JavaScript (V8) do Google Chrome. Com isso, a execução de scripts é de duas a três vezes mais rápida, algo crucial já que muitos dos populares sites da web 2.0 fazem uso intenso de JavaScript. Em um comparativo "visual" no conjunto de benchmarks SunSpider, um smartphone Nexus One rodando o Froyo foi muito mais rápido que um iPad com o iPhone OS 3.2.

Mais conectado

Gundotra também demonstrou um novo serviço que permite o envio de informações, como URLs e mapas, de um PC com o Google Chrome para um Smartphone Android através da Internet. O mesmo pode ser feito com aplicativos do Android Market, que terá uma interface web que poderá ser consultada em qualquer PC com um navegador, facilitando a descoberta de novos aplicativos.

E falando em conexão, smartphones com o Android 2.2 poderão funcionar como "hotspots" portáteis, compartilhando uma conexão 3G via Wi-Fi com outros aparelhos nas proximidades. Este é um recurso que até o momento só estava disponível de forma não-oficial, em aparelhos desbloqueados, e está ausente em concorrentes como o iPhone da Apple (por exigência da operadora, AT&T), embora haja especulação de que estará disponível com a chegada do iPhone OS 4.

Entre outros recursos do Froyo está a capacidade de mover aplicativos instalados no smartphone para um cartão SD, tirando proveito dos cartões de alta-capacidade (há modelos de até 32 GB) e baixo custo disponíveis no mercado. Também há recursos para o mundo corporativo, como o suporte a calendários em servidores Microsoft Exchange, e mudanças menores como o suporte a teclados virtuais em múltiplos idiomas e ao uso do flash da câmera como lâmpada para auxiliar filmagens noturnas.

Disponibilidade

Desenvolvedores já podem baixar kits de desenvolvimento para o Android 2.2 no site oficial do projeto, em developer.android.com. Ainda não há informações sobre quando o sistema estará disponível aos usuários finais: embora seja desenvolvido pela Google, a distribuição do Android fica a cargo dos fabricantes dos smartphones, que decidem quando, como e quais aparelhos atualizar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail