Home > Notícias

Google anuncia beta do Chrome, seu browser de código aberto

Após quadrinho explicativo vazar para blog, Google confirma entrada no setor com navegador de código aberto chamado Chrome.

IDG News Service/EUA

01/09/2008 às 20h01

Foto:

O Google lança, nesta terça-feira (02/09), a versão beta do seu navegador de código aberto batizado de Chrome. O lançamento ocorre simultaneamente em mais de 100 países, confirmou a companhia em seu blog.

O Chrome apareceu pela primeira vez no blog Blogoscoped, no formato de uma revista em quadrinhos.

> Debata o Chrome no grupo do IDG Now! no Orkut

"Como vocês leram na blogosfera, nós demos um 'enviar' antes da hora no quadrinho introduzindo nosso novo navegador de código aberto, o Google Chrome", afirmou a companhia oficialmente em post assinado pelo vice-presidente de gerenciamento de produtos Sundar Pichai e pelo diretor de engenharia Linus Upson.

A janela do navegador é "ágil e simples", afirmaram, descrevendo em palavras o que pode ser visto no quadrinho publicado pelo Blogoscoped e oficializado pelo Google.

"Para a maioria das pessoas, não é o navegador que interessa. [O navegador] É apenas uma ferramenta para rodar coisas importantes - páginas, sites e aplicações que compõem a internet. Como a página clássica do Google, o Chrome é rápido e limpo", afirmam.

O Chrome rodará aplicações online "muito melhor", escreveram, com abas que mantêm isoladas "sandboxes" que deverão prevenir que "uma aba abra na outra e ofereça melhor proteção contra sites maliciosos".

O Chrome é também mais veloz e com resposta melhor que seus rivais, e conta com um novo engine de JavaScript, o V8, que está por trás de aplicações online de próxima geração ainda não suportadas pelos atuais navegadores, segundo o post.

Componentes do WebKit, da Apple, e do Firefox, da Mozilla, são parte do Chrome, alega o Google.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail