Home > Notícias

Google anuncia o Android 4.1 “Jelly Bean”

Sistema será distribuído como atualização para aparelhos como o Motorola Xoom, Nexus S e Galaxy Nexus em meados de julho.

Da Redação

27/06/2012 às 12h09

Foto:

O Google apresentou a próxima versão do Android, a 4.1, que será
chamada de Jelly Bean (algo como “Jujuba” ou “Delicado” no Brasil). A
empresa colocou no Google + uma foto mostrando uma gigantesca estátua de
um Android recheado de Jelly Beans instalada em frente a um de seus
prédios.

Veja os principais recursos da nova versão do sistema operacional:

Velocidade dos gráficos: De acordo com o Google, o Jelly Bean terá gráficos mais velozes e "suaves", graças a uma tecnologia chamada triple buffering. A resposta ao toque também será incrementada.

Personalização: A inserção de widgets nas telas iniciais (home screens) será facilitada com auto-redesenho na tela, assim como a remoção de ícones (basta arrastá-los para cima).

Inserção de texto: Dicionários melhorados, com previsão de palavras, promete a empresa. O grande destaque é que a inserção por voz agora está disponível offline (não é mais preciso conexão, como até agora). 

Câmera: O Jelly Bean permite rever as fotos quase ao mesmo tempo em que são tiradas. Para apagá-las, basta arrastar para cima - sem menu.

Android Beam: Recurso para compartilhar conteúdos entre aparelhos NFC - basta encostar os dispositivos. Lembra o sistema "Bump" dos iPhones.

Notificações: Mais informações, permite retornar ligação perdida diretamente dele. No calendário, é possível enviar e-mails com textos predefinidos para os participantes de uma reunião.

Pesquisa: Além da nova interface, o Jelly Bean irá usar o novo sistema de buscas do Google, chamado Knowledge Graph. O objetivo é exibir "cards" com resumo das informações, em vez de links. Arrastando o "card" para o lado, aparece a tradicional página de links.

Google Now: Informação em tempo real. Usa sua localização, histórico de busca e calendário para "adivinhar" que informação o usuário deseja. Exemplo: Se estiver perto de um ponto de ônibus, sugere uma rota por transporte público. Se estiver dentro de um restaurante, sugere os pratos mais conhecidos do lugar. Adivinha até o time favorito do usuário (com base em suas pesquisas) e mostra próximas partidas e placares de jogos

A tela de pesquisa também fica mais refinada, com mais informações, como condições do tempo.

O Jelly Bean Começa a ser entregue no meio de julho, inicialmente para aparelhos como o Galaxy Nexus, Motorola Xoom e Nexus S.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail