Home > Notícias

Google anuncia o Nexus 5 com Android 4.4

Aparelho é baseado no LG G2 e traz processador quad-core de 2.3 GHz, tela Full HD e uma nova versão do Android, a 4.4 "Kit Kat".

Rafael Rigues

31/10/2013 às 16h15

Foto:

Pouco mais de um ano após o lançamento do aclamado Nexus 4, a Google anuncia a chegada de seu sucessor. O Nexus 5 será o novo garoto-propaganda do Android nos próximos 12 meses e também a plataforma de lançamento para uma nova versão do sistema operacional, a 4.4, que tem o codinome de "Kit Kat".

Visto de frente o Nexus 5 lembra antecessores como o Galaxy Nexus e Nexus 4, mas há várias mudanças no design. A principal é que a traseira em vidro cintilante foi substituída por plástico fosco, o que deve melhorar a durabilidade do aparelho. Assim como no novo Nexus 7 o aparelho traz o nome nexus, em minúsculas, escrito verticalmente na traseira. E como seus antecessores, a bateria é fixa e não há um slot para expansão de memória.

nexus_5-580px.jpg
Nexus 5: o novo garoto-propaganda do Android

Outra mudança é o suporte a redes 4G, inexistente no Nexus 4 e um ponto comum de críticas. Assim como o Nexus 4 era uma variante do LG Optimus G, o Nexus 5 é baseado no recém-lançado LG G2, e é equipado com um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 800 de 2.3 GHz, acompanhado por 2 GB de RAM e 16 ou 32 GB de memória interna. A tela de 5" tem resolução Full HD (1080p), e a câmera traseira é equipada com um sensor de 8 MP com estabilização óptica de imagem. O aparelho também teria NFC e carregamento sem fios integrado.

Android 4.4

A nova versão do Android tem algumas mudanças no visual e novos recursos, como a integração das mensagens SMS no app Hangouts. Agora, conversas e mensagens ficam em um só lugar. O teclado tem suporte a Emoji (os coloridos emoticons japoneses), o discador prioriza os contatos com quem você mais interage e há um modo "tela cheia" onde os apps podem esconder a barra de status e os botões de navegação. Também há suporte a impressão via Google CloudPrint ou HP ePrint, e uma nova versão do Google Now! funciona como no Moto X: basta dizer OK Google, em qualquer aparelho, para iniciar uma busca, traçar uma rota ou tocar uma música.

A Google também otimizou o sistema operacional para que seja mais acessível ao "próximo bilhão" de usuários, tornado-o capaz de rodar "confortavelmente" em aparelhos com 512 MB de RAM. Isso deve melhorar a experiência em smartphones de baixo custo como o LG Optimus L4 II Tri e Huawei Ascend G510, que analisamos recentemente.

blackfriday50889ciodgf.jpg

Segundo a empresa, o Android 4.4 será lançado como uma atualização gratuita para o Nexus 4, Nexus 7, Nexus 10 e as edições Google Play do Galaxy S4 e HTC One nas próximas semanas. Atualizações para outros aparelhos dependem de cada modelo, fabricante e operadora.

Preço

O Nexus 5 de 16 GB tem preço sugerido de US$ 349, e a versão de 32 GB sai por US$ 399. Isso sinaliza que a Google pretende continuar com sua estratégia de subsidiar o hardware para impulsionar a adoção de seus serviços como GMail, Google Drive e Google Music e lojas de conteúdo como a Play Store. O aparelho já está disponível nas cores branca e preta no Google Play nos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Alemanha, Espanha, Itália, Japão e Coréia, e chega "em breve" à Índia.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail