Home > Notícias

Google Apps Migration simplifica migração a partir do Exchange

Ferramenta facilita a integração de e-mails, calendário e contatos da plataforma da Microsoft para os serviços do Google.

Juan Carlos Perez, do IDG News Service

18/03/2010 às 9h22

Foto:

O Google criou uma ferramenta gratuita para simplificar a migração de e-mail, calendário e contatos dos servidores do Microsoft Exchange para sua suíte de colaboração e comunicação Google Apps.O Google Apps Migration for Microsoft Exchange está disponível desde quarta-feira (17/3) para empresas que assinam as versões Premier ou Education da suíte Apps.

“Até agora, nós não tínhamos uma solução boa para capturar os dados do Exchange”, admite o gerente de produção do Google Apps, Chris Vander Mey. O Google ja oferecia um produto similar para migrar dados do Lotus Note da IBM para o Google Apps.

Por mais que o Google Apps tenha uma ampla gama de componentes, incluindo a suíte de produtividade Docs, seu apelo principal é o Gmail como uma opção na nuvem e também barata de repositório para o Exchange.

Para o Exchange, a melhor opção de migração oferecida anteriormente pelo Google era o plug-in Apps Sync para o Microsoft Outlook, que exige que o usuário transfira individualmente os dados para as contas. A nova ferramenta coloca o processo nas mãos dos administradores do Apps e torna possível migrar dados de centenas de usuários simultaneamente. “Isso dá aos administradores mais controle, velocidade e uma experiência melhor para os usuários finais”, disse Vander Mey.

A ferramenta não transfere todos os dados do Exchange, porém. Ela não consegue migrar lista de tarefas e notas. Enquanto qualquer ferramenta pode ser bem vista por administradores do Exchange que consideram a troca para o Google Apps, eles devem avaliar outros elementos antes de decidir pela mudança, alerta a analista da Nucleus Research, Rebecca Wettemann.

Especificamente, quem toma as decisões de TI deve analisar a extensão da integração do Exchange com outros produtos da Microsoft, como o SharePoint e o Dynamics CRM, e quantas funcionalidades serão ou não serão possíveis de replicar no Google Apps, ela disse.

Da mesma forma, eles devem avaliar como a curva de aprendizado e o efeito na produtividade que isso causará, pois pode prejudicar os funcionários que trocam do Outlook pra o Gmail, especialmente se o Outlook possui integração com outros softwares, como o Office, destaca.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail