Home > Notícias

Google apresenta ferramenta de buscas para sites de e-commerce

Aplicativo tem APIs que permitem a varejistas digitais personalizarem a aparência de seus resultados na pesquisa.

IDG News Service

05/11/2009 às 9h50

Foto:

O Google lançou nesta quinta-feira (5/11) um serviço de busca voltado especialmente aos grandes sites de comércio eletrônico, o Google Commerce Search. Entre as opções de recursos preparadas estão o verificador ortográfico do Google, com reconhecimento de sinônimos.

A ferramenta será vendida a partir de 50.000 dólares por ano e será destinada aos principais varejistas digitais de cada país onde o Google opera e será serviço hospedado e integrado ao Centro de Atendimento e Pesquisa  da companhia de internet.

Com o Google Merchant Center (formalmente chamado Google Base), os varejistas online enviam seus dados de catálogo para serem rastreados na internet. Uma vez encontradas, as mercadorias aparecem no site de busca de produtos do Google. Esta ferramenta é uma reação da empresa a sites como Shopping.com e Shopzilla.com.

"A maioria dos sites hoje não apresenta boa pesquisa. Ao acessar um canal de comércio eletrônico, você não pode entrar no termo da busca exatamente do jeito como ele é descrito pelo catálogo da pesquisa dos varejistas", explica o gerente de produto do Google Enterprise Search, Nitin Mangtani.

O Google montou um site  que mostra a nova ferramenta de pesquisa em tempo real: www.googlestore.com. O novo serviço não substitui o servidor de uma empresa comercial, apenas a parte de pesquisa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail