Home > Notícias

Google apresenta o Android 4.2

Sistema agora permite fazer fotos em 360º, tem novo teclado virtual, um assistente mais inteligente, recursos multiusuário e facilita compartilhamento de conteúdo com TVs

Rafael Rigues

29/10/2012 às 20h19

Foto:

Além do smartphone Nexus 4 e do tablet Nexus 10, a Google anunciou nesta segunda-feira uma nova versão do sistema operacional Android, a 4.2. Ainda com o codinome "Jelly Bean", ela é uma "iteração" da versão anterior, em vez de algo completamente novo. Ainda assim, traz alguns recursos bastante interessantes. Conheça cinco deles.

Fotos em 360º

No Android 4.2 a interface da câmera foi simplificada: todos os controles sumiram, substituídos por um menu circular que surge quando o usuário toca a tela, o que facilita a fotografia com uma só mão. O Android já suporta fotos panorâmicas nativamente desde a versão 4 (Ice Cream Sandwich), mas agora a Google deu um passo além com as "Photo Spheres" que combinam, no próprio aparelho, múltiplas fotos em uma imagem de 360 graus, como uma cena do Google Street View. Veja alguns exemplos.

Gesture Typing

Este recurso é similar ao popular teclado "Swype": para digitar basta deslizar os dedos sobre a tela, de uma letra para outra. O software se encarrega de prever a próxima letra, adiciona espaços automaticamente e apresenta sugestões de próximas palavras, economizando tempo na digitação. Segundo a Google o dicionário para o recurso "Voice Typing" também foi aprimorado, resultando na transcrição mais precisa de texto ditado pelos usuários.

Tablets multiusuário

Tablets com o Android 4.2 ganham um recurso que vai facilitar o compartilhamento de um único aparelho entre múltiplos membros de uma família: múltiplos usuários. Com ele, cada pessoa tem uma "conta" no tablet, com seus próprios aplicativos e configurações, sem interferir no ambiente das outras pessoas. E segundo a Google, a troca entre usuários é instantânea.

android_42_multiuser-360px.jpg
Cada usuário tem seus próprios apps e configurações

Compartilhamento via Wi-Fi

Ficou mais fácil compartilhar conteúdo do smartphone ou tablet em uma TV de alta-definição. O Android 4.2 tem suporte nativo à tecnologia Miracast, que permite a transmissão de fotos e vídeos entre dois aparelhos compatíveis sem a necessidade de cabos. 

android_42_miracast-360px.jpg
Com Miracast, ficou mais fácil compartilhar conteúdo do tablet ou smartphone na TV

Google Now!

O assistente pessoal da Google ficou mais esperto. Agora ele é capaz de rastrear confirmações de vôo ou de reservas em hotéis, recebidas por e-mail, e mostrar informações relevantes em "cartões" na sua tela, como alertas de que um vôo atrasou ou o caminho até o hotel, depois que você pousar. Ele também monitora e-mails sobre compras feitas online, procurando por números de rastreamento para lhe mostrar onde está sua encomenda, e quando ela irá chegar.

Atualização?

O Android 4.2 vem pré-instalado no novo smartphone Nexus 4, no tablet Nexus 10 e será distribuído em breve aos tablets Nexus 7. As atualizações para outros aparelhos, como sempre, ficam a cargo de cronogramas decididos por seus fabricantes e operadoras. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail