Home > Notícias

Google apresenta projeto para impressão universal via web

Google Cloud Print permitirá que qualquer aplicativo, em qualquer aparelho (seja um smartphone, notebook ou PC) imprima em qualquer impressora

IDG News Service

16/04/2010 às 14h11

Foto:

O Google anunciou um projeto em estágio inicial cujo objetivo é permitir que os usuários imprimam documentos em qualquer impressora, não importa o dispositivo (smartphone, netbook ou PC) que estejam usando.

O chamado Google Could Print dispensaria a instalação de drivers de impressora por meio do encaminhamento dos trabalhos de impressão para um servidor na web, que se encarregaria de processá-los e direcioná-los para a impressora mais adequada, de acordo com a preferência e localização do usuário.

"Ao invés de usar no sistema operacional  - ou drivers - locais para imprimir, os dispositivos podem usar o Google Cloud Print para enviar e gerenciar tarefas de impressão. O Google Could Print seria responsável por enviar o trabalho para a impressora correta de acordo com as opções selecionadas pelo usuário e retornar o status do trabalho para o aplicativo", escreveu gerente de produto do Google, Mike Jazayeri em seu post no blog oficial.

Embora o Google Cloud Print ainda esteja em sua "fase inicial", a empresa quer envolver desenvolvedores interessados no processo de aperfeiçoamento desta tecnologia, de acordo com Jazayeri.

O Google Cloud Print será parte do Google Chrome OS, sistema operacional apresentado pela empresa em novembro do ano passado, e ainda em desenvolvimento.  Os primeiros computadores ultraportáteis equipados com este sistema devem chegar ao mercado no final deste ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail