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Google aprimora sistema de anúncios que monitora usuários do Gmail

Gigante estuda mensagens trocadas desde 2004, mas passará a observar também quais e-mails o internauta prioriza e qual deixa de ler.

PC World/US

30/03/2011 às 16h56

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Pelos últimos quatro anos, a Google vem estudando as mensagens dos usuários do Gmail a fim de lhes apresentar anúncios condizentes com seus interesses. Em breve, no entanto, a companhia deve aprimorar o método que utiliza para apreender o hábito dos internautas.

O sistema atual exibe propagandas de acordo com as palavras-chave selecionadas no e-mail aberto. Nos próximos meses ele começará a verificar também quais mensagens vão para a Caixa Prioritária, a fim de descobrir quais são os tópicos priorizados pelo usuário.

A página de suporte da Google avisa que o Gmail atentará a sinais - quantas mensagens o internauta leu de determinado assunto, por exemplo – para que exiba menos, mas mais relevantes, anúncios. Enfim, se você costuma ler todos os e-mails sobre gastronomia verá propagandas sobre restaurantes; se ignora, ou apaga, sobre os de futebol, dificilmente se deparará com alguma que fale do Campeonato Brasileiro.

Assim como ocorreu em 2004, quando a Google começou a monitorar as contas, alguns internautas podem se incomodar com a nova ação. A companhia de Mountain View, para exibir publicidade direcionada, monta um perfil dos usuários do Gmail baseado nas mensagens pessoais trocadas e, a partir de agora, no modo como ele as organiza.

A gigante das buscas alega que o sistema é completamente automatizado e que nenhuma informação pessoal é repassada a companhias de publicidade. No começo, o usuário poderá desativar essa ferramenta que classifica as mensagens mais importantes, porém, em alguns meses, ela se tornará padrão.

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